sexta-feira, 18 de novembro de 2011

EMANCIPAR


Grupo EMANCIPAR da Linha Apolinário, em atividade desenvolvida em parceria com a EMATER, onde está sendo desenvolvido um trabalho visando a segurança alimentar e nutricional das famílias.

Curso de Capacitação de Empregada Doméstica e Copeira

O curso de Capacitação de Empregada Doméstica e Copeira continua sendo realizado na Cozinha Comunitária do CRAS. Três vezes por semana as participantes se reunem para aprender sobre o preparo de alimentos, além de truques no cuidado do lar e regras de etiqueta.
O curso conta com 30 participantes com idade de 18 a 70 anos. A maioria possui ensino fundamental incompleto e auxilia na renda familiar, sendo que as ocupações variam de diaristas e donas de casa, a empregadas domésticas com e sem carteira assinada. A renda per capita das participantes é de 1/4 a 1 salário mínimo e a expectativa da maioria é o aperfeiçoamento profissional, para aquelas que já trabalham, e conseguir um emprego, para as que ainda não possuem um.




Avaliação Nutricional

A nutricionista Danielle de Sá está realizando uma avaliação nutricional com as crianças e adolescentes do PETI , aplicando um questionário para conhecer seus hábitos alimentares, e calculando o Indíce de Massa Corporal através da altura e peso, visando prevenir distúrbios alimentares e obesidade.

III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

       No dia 10/11/2011 reuniram-se na Câmara Municipal de Vereadores de Sobradinho, representantes de entidades governamentais e não-governamentais, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicário, Conselheiros Tutelares, técnicos e profissionais de várias áreas, crianças e adolescentes de projetos socioasssistenciais e escolas, além de membros da sociedade civil para participar da III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
      O evento teve como tema central: "Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos municípios". Após o público ter ouvido o pronunciamento das autoridades e os painéis, foram realizadas as plenárias temáticas divididas em 5 eixos:
Eixo 1: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes
Eixo 2: Proteção e defesa dos direitos
Eixo 3: Protagonismo e participação de crianças e adolescentes
Eixo 4: Controle social da efetivação dos direitos
Eixo 5: Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
      Na plenária final, os grupos apresentaram as deliberações levantadas e foram escolhidos os delegados que irão a VIIIª Conferência Estadual, em Porto Alegre.


Autoridades  e Público presente

Palestrantes: Dr João Afonso Beltrame - Promotor de Justiça, Dra Camila Bortolotti - Delegada de Polícia e Painel do Conselho Tutelar de Sobradinho

Plenárias Temáticas

Plenária Final e Escolha dos Delegados

Terceira Idade na Cozinha Comunitária


Os grupos da Terceira Idade estão participando de um curso na Cozinha Comunitária, onde estão aprendendo a fazer panetones e bolachas de Natal.