sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral a família (PAIF - Emancipar) consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer a sua função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo e protetivo. 

Dentre as atividades de acompanhamento, são ofertados atendimentos particularizados, visitas domiciliares e grupos.

Os grupos acontecem tanto no CRAS (de forma semanal) como em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Campestre, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário – (de forma quinzenal).

Nos grupos são ofertadas atividades psicossociais (orientações e rodas de conversas sobre diversas temáticas, tais como: Cadastro Único, família, fortalecimento comunitário, saúde mental, outubro rosa, direitos humanos e socioassistenciais) e atividades de artesanato com o intuito de geração de trabalho e renda.

O público atendido é de pessoas inscritas no Cadastro Único, do Programa Bolsa Família, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada - BPC e famílias em situação de vulnerabilidade social.

XII Conferência Estadual de Assistência Social em Porto Alegre

Nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2017 ocorreu, no salão de atos da PUC – RS em Porto Alegre, a XII Conferência Estadual de Assistência Social com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O psicólogo Rodogério Bonorino, eleito delegado governamental pela Secretaria de Assistência Social na Conferência Municipal, participou do evento.

Antes da solenidade de abertura foi discutido e aprovado o regimento interno da Conferência e realizada apresentação do grupo musical da Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher.

No segundo dia de Conferência ocorreram a Palestra Magna “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, proferida pelo professor Edval Bernardino Campos e a Mesa Redonda sobre a “Contextualização do SUAS hoje”. Também ocorreram os trabalhos em grupo por eixos da temática da Conferência e a eleição dos delegados para a Conferência Nacional.

No terceiro dia, houve a Plenária Final com as deliberações das propostas para o Estado e União e também a homologação das inscrições dos delegados.

Em torno de mil pessoas, entre delegados eleitos nas conferências municipais, observadores e agentes públicos participaram da Conferência, que elaborou as propostas da área que deverão ser levadas à XI Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá entre os dias 05 e 08 de dezembro próximo, em Brasília.

Fonte: site do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS/RS http://www.sdstjdh.rs.gov.br/ceas