sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS

Tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
O Serviço oferta semanalmente atividades de:
- Ginástica: Ocorre no Complexo Esportivo Cornedo Vicentino nas segundas, das 8h30min às 9h30min e nas quartas e sextas, das 13h30min às 14h30min, sob orientação da Facilitadora de esporte e lazer Márcia Dalmolin;
- Oficina de Informática: Ocorre no CRAS, nas terças às 8h15min, sob orientação do Facilitador de Informática José Augusto Baldassari Jr.;
- Coral: Ocorre no Lar do Idoso nas quintas às 13h30min, sob orientação da Facilitadora Maria da Graça Lazzari Bernardy;
- Oficina de Artesanato: Ocorre nos diversos grupos de idosos do município, sob orientação da Facilitadora de Artes Naiéli Carlotto;
- Atividades psicossociais: Ocorre nos diversos grupos de idosos do município através do projeto “Conversando com a Terceira Idade”, facilitado pelo psicólogo Rodogério Bonorino e pela assistente social Pâmela Endler, possibilitando aos participantes um espaço de reflexão sobre assuntos característicos da terceira idade.
O município possui 10 grupos de idosos em diversos bairros (totalizando cerca de 250 idosos). Mensalmente, esses grupos se reúnem através dos “Encontrões”, que são reuniões gerais dos Grupos, que acontecem de maneira alternada entre os bairros. Nestas ocasiões, os idosos assistem palestra de orientação (temas como nutrição, auto-estima, direitos do idoso, entre outros) e realizam atividades lúdicas.
O Serviço tem como Orientadora Social Eliane Bohn Lazzari, que é a responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades e ações realizadas para esta faixa etária.





Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes

Os facilitadores desenvolvem, através das oficinas de esporte e futsal, o equilíbrio, concentração, respeito, disciplina, paciência e coordenação motora. Semanalmente, as crianças participam de atividades de interação social.


O Grupo de Teatro “Arte Transforma” vem fazendo bonito com as apresentações de suas peças; uma destas é a adaptação de Chapeuzinho Vermelho, sendo que com muita criatividade fizeram da história original uma verdadeira comédia.

O Grupo de Danças "Crazy Dance" também ganha destaque, misturando ritmos das mais diversas manifestações da dança moderna.


Crianças e adolescentes na Oficina de Artes e na Oficina de Informática

terça-feira, 2 de setembro de 2014

"Projeto Sementinha" fortalecendo vínculos familiares e comunitários



No dia 30 de agosto, ocorreu no Complexo Cornedo Vicentino, um jogo de confraternização entre pais e filhos que frequentam o “Projeto Sementinha” (SCFV para crianças de 3 a 5 anos).
O objetivo da atividade foi comemorar o Dia dos Pais e também fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
No serviço são desenvolvidas atividades de convivência, estabelecimento e fortalecimento de vínculos e socialização, centradas na brincadeira, sob coordenação da Orientadora Social Cristiana Motta.
Atualmente conta com 30 participantes, ocorrendo de segunda à quarta (horário inverso ao da escola), no CRAS.

I SEMINÁRIO SOBRE QUESTÕES VOLTADAS AO ENVELHECIMENTO

Ocorreu no dia 29/08 (sexta), às 13h na Câmara de Vereadores de Sobradinho, o I SEMINÁRIO SOBRE QUESTÕES VOLTADAS AO ENVELHECIMENTO, com os objetivos de analisar o contexto atual do fenômeno do envelhecimento na região Centro-Serra e fortalecer a construção de Políticas Públicas que contemplem a aplicabilidade do Estatuto do Idoso e um envelhecimento com qualidade de vida.

Na ocasião, houve apresentação do Coral do CRAS e as seguintes palestras:

- "Gerontologia e Envelhecimento” – Prof. Dr. Marco Aurélio Acosta (UFSM/GEPEG/CEFD);
- “Legalidade, Conselho e Fundo do Idoso” – Enfª Catia Siqueira - Presidente da Câmara de Vereadores de Jaguari (UFSM/GEPEG);
- “O Estatuto do Idoso e sua aplicabilidade” – Dra. Rosane Brochier Kist – Assistente Social e Pesquisadora (UNISC).


O Seminário foi promovido pelas Prefeituras e Secretarias de Assistência Social de Sobradinho e Arroio do Tigre.

Agradecemos ao grande público que compareceu para prestigiar o Seminário.