sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tchê PETI



Durante a Semana Farroupilha, o Grupo de Danças Tradicionalistas Tchê PETI, composto por crianças e adolescentes que freqüentam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realizaram diversas apresentações no município e também em municípios vizinhos, marcando assim as comemorações da Semana Farroupilha.

O Grupo de Danças esteve presente no Bolicho do Ponto (Prefeitura de Sobradinho), no CTG de Arroio do Tigre, na APAE de Sobradinho, na Escola de Educação Infantil Caramelada, na Escola de Educação Infantil Abelhinha Feliz, na EMEF Borges de Medeiros e no CTG de Sobradinho.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Censo Suas 2012: prazo para preenchimento das informações começa na segunda (24)

Realizado anualmente, desde 2007, o levantamento traça um panorama sobre a estrutura, os serviços e a gestão da rede de proteção social. As unidades de acolhimento serão mapeadas pela primeira vez este ano
Brasília, 18 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começa na próxima segunda-feira (24) a fazer a coleta de dados do Censo 2012 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O levantamento é realizado anualmente, desde 2007, e faz um retrato detalhado sobre a estrutura e os serviços prestados nos equipamentos de assistência social de todo o país, o que contribui para a qualificação do planejamento, acompanhamento e avaliação do Suas.
Neste ano, o censo terá, pela primeira vez, questionários sobre as unidades de acolhimento, tanto da rede pública como da rede não governamental. Essas unidades são responsáveis por abrigar crianças, adolescentes, mulheres ou idosos vítimas de violência, abandono ou negligência, bem como pessoas cujos vínculos familiares tenham sido rompidos e que se encontram em situação de rua. Além da estrutura física, dos recursos humanos e das atividades desenvolvidas pelas unidades, também serão mapeados a quantidade e o perfil das pessoas acolhidas.
“A cada ano, o Censo Suas procura aumentar a abrangência e aprimorar os questionários para ter uma informação qualificada e precisa sobre a assistência social. É como um retrato que evolui com o tempo e melhora continuadamente”, avalia o coordenador-geral de Serviços de Vigilância Social do MDS, Luís Otávio Farias.
Na primeira etapa da coleta de dados, os gestores municipais e estaduais deverão preencher os questionários sobre as unidades de acolhimento, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua (Centros POP). Depois, de forma escalonada, será aberta a coleta de informações sobre Centros de Referência de Assistência Social (Cras), gestão estadual e municipal do Suas e conselhos estaduais e municipais de assistência social.
Calendário Censo Suas 2012
QuestionáriosPeríodo
Creas / Centro POP / Unidades de AcolhimentoDe 24/09 a 14/11
Cras / Gestão EstadualDe 08/10 a 30/11
Gestão Municipal / Conselhos Municipais / Conselhos EstaduaisDe 22/10 a 30/11
Verificação e retificação de dados pelos estados e municípiosDe 03/12 a 14/12

Senhas – Para preencher os questionários eletrônicos, o responsável deve ter a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas com perfil “cadsuas.município” ou “cadsuas.estado”. Luís Otávio Farias alerta aos gestores municipais e estaduais que verifiquem se as senhas e perfis estão atualizados e em funcionamento. Caso identifiquem algum problema na senha, podem entrar em contato com o MDS pelo telefone 0800-707-2003.
O coordenador-geral recomenda ainda que, desde já, os gestores atualizem no Cadastro Nacional do Suas (CadSuas) todos os dados referentes aos trabalhadores dos Cras, dos Creas e dos Centros POP, assim como dos conselheiros de Assistência Social, pois essas informações serão importadas automaticamente no momento de preenchimento dos respectivos questionários. “É necessário realizar o cadastro dos novos trabalhadores e conselheiros e desvincular os antigos. Então, quanto antes o gestor atualizar o CadSuas, mais ágil será o preenchimento dos questionários.”
Os questionários poderão ser visualizados, impressos e preenchidos eletronicamente no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Ascom/MDS
(61) 3433-1021

www.mds.gov.br/saladeimprensa

terça-feira, 18 de setembro de 2012

3ª Idade no Bolicho do Ponto


Participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos presentes no Bolicho do Ponto, localizado no saguão da Prefeitura de Sobradinho, comemorando as festividades que marcam a Semana Farroupilha. 

Desfile Cívico


Desfile do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Nascer do Sol  no dia 07 de setembro, representado pelos profissionais e usuários dos seguintes serviços e programas:
  • PAIF - Emancipar;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6-15 anos;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 15-17 anos (PROJOVEM);
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos;
  • Casa da Criança São Nicolau e
  • Conselho de Direitos (CMAS, CMDCA, CMI).

Trabalho Psicossocial - Emancipar


Atividades realizadas pelos psicólogos e assistentes sociais com os grupos do PAIF , com a finalidade de propiciar espaços de convivência, reflexão e reconhecimento de direitos, através de atividades lúdicas e de lazer.



Curso de Ajardinamento


Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com SENAR/RS promoveu Curso de Ajardinamento.
Durante o curso foram abordados os seguintes temas: Ecologia; Partes da planta e suas funções; Grupos de plantas: uso para jardim; Caracterização do solo; Irrigação; Seleção, distribuição e plantio de mudas; Manutenção das plantas de interior, exterior e ferramentas utilizáveis; Controle de pragas, doenças e uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI); Higiene e segurança no trabalho.
No final das atividades, houve confraternização com entrega de plantas para cada participante.