quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda ao cidadão, e tem 03 objetivos: (1) possibilitar alívio imediato da pobreza; (2) reforçar os direitos à saúde e à educação e, dessa forma, auxiliar a quebrar o ciclo da pobreza entre gerações; e (3) promover a oferta de programas complementares, visando criar oportunidades para que as famílias superem a situação de vulnerabilidade. Este Programa unificou quatro outros programas de transferência de renda: auxílio gás, bolsa escola, cartão alimentação, bolsa alimentação, programas estes que estavam distribuídos em diversos Ministérios, com critérios próprios de concessão.
A unificação e criação do Programa Bolsa Família através da Lei nº 10.836/2004 proporcionou a incorporação de mecanismos que garantem às famílias, o acesso a saúde e educação, através das condicionalidades, compromissos assumidos pelo Poder Público e pelas famílias atendidas.
O Programa Bolsa Família é uma importante fonte de renda tanto para as famílias quanto para o Município, que recebe incentivos do Índice de Gestão Bolsa Família – IGD para auxiliar na gerência do Programa. Além disso, os recursos repassados as famílias aquecem o comércio local, através do giro desses recursos.
Sobradinho, tomando como base o mês de outubro de 2011, possui 1931 famílias cadastradas no Cadastro Único e destas, 888 famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família. O valor do repasse em outubro foi de R$ 88.934,00 e o repasse acumulado foi de R$ 801.966,00.
Todas as informações referentes aos repasses de recursos do Governo Federal e também a folha de pagamento do Programa Bolsa Familia, estão disponíveis na Internet, no site www.mds.gov.br e ainda no site do Portal da Transparência: www.portaltransparencia.gov.br .As ações realizadas no Município, de atendimento às famílias beneficiárias, além de outros projetos sociais, podem ser conferidos no blog: http://crassobradinhors.blogspot.com
Fonte: www.mds.gov.br

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Confraternização 3ª Idade



No dia 09/12/2011 realizou-se a "Confraternização de Fim de Ano" para os participantes do Grupo Conviver da Melhor Idade de Sobradinho, no Balneário Curva do Rio.
No turno da manhã, houve recepção aos grupos pela Coordenadora Vera Carlin e pelos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na sequência, a Assistente Social Pâmela Endler realizou apresentação dos resultados do questionário de avaliação 2011 dos serviços ofertados.
Após, a Coordenadora, em nome da equipe, apresentou uma mensagem de fim de ano para os participantes. A Educadora Física realizou atividades lúdicas e recreativas com os idosos, os animando e os descontraindo. Foi servido almoço e no turno da tarde, realizou-se baile.
Participaram do evento em torno de 150 idosos.

Formatura Cursos de Geração de Trabalho e Renda





No dia 08/12/2011, às 19h 30min realizou-se no auditório do CRAS Nascer do Sol, a cerimônia de formatura e certificação dos cursos de Modelagem, corte/costura e Empregada doméstica/copeira. Os dois cursos foram idealizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho, compondo mais uma das ações realizadas pelo Centro de Referência de Assistência Social.

O objetivo de ambos os cursos foi contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo, como condição essencial para a inclusão, mobilidade social e para a melhoria da qualidade de vida, através da inserção no mercado de trabalho.

O curso de Modelagem, corte e costura totalizou 72 horas/aulas e foi ministrado pela Modelista Liara Oliveira. O curso de Empregada doméstica e copeira aconteceu no período de 17 de outubro à 06 de dezembro, totalizando 70 horas/aulas e foi ministrado pela Bióloga Renete Menegazzi.

Após a cerimônia de entrega dos certificados, houve uma janta de confraternização com formandas, familiares e autoridades, sendo que a organização dos pratos foi realizada pelas participantes do Curso de Empregada doméstica e copeira, juntamente com a facilitadora. Também houve uma exposição de roupas confeccionadas pelas participantes do curso de Modelagem, corte e costura.