quinta-feira, 28 de maio de 2015

Coral do CRAS

Coral do CRAS em ação!

As atividades ocorrem nas quintas-feiras, a partir das 13h 30min, no Lar do Idoso.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Atividades Psicossociais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos


O Serviço de Convivência para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
Dentre as diversas atividades oferecidas neste Serviço, citam-se as ATIVIDADES PSICOSSOCIAIS.
Estas ocorrem nos 10 grupos de idosos do município, através do “Projeto Conversando com a Terceira Idade”, facilitado pelo Psicólogo Rodogério e pela Assistente Social Pâmela, possibilitando aos participantes um espaço de reflexão sobre assuntos característicos da Terceira Idade.
Durante os meses de março e abril, os técnicos realizaram atividades com os grupos de idosos dos Bairros União, Rio Branco, Medianeira, Vera Cruz e Centro, onde foi trabalhado o fortalecimento das relações grupais e comunitárias através da confecção de uma colcha de retalhos.
A atividade foi dividida em 4 momentos, sendo que cada participante recebeu um pedaço de retalho, tintas e canetas para expressar através de frases, palavras, desenhos ou símbolos os momentos vividos no grupo. Concluída estas etapas, cada participante realizou a costura de seus retalhos. Ao final, foi realizada a costura coletiva, formando a colcha de retalhos do grupo. Houve troca de experiências/vivências e de lembranças sobre a formação dos grupos e sua importância na vida de cada participante.
Em maio, a mesma atividade está sendo desenvolvida nos grupos de idosos do Bairro Baixada e da Linha Herval. No próximo mês, os grupos do bairro Maieron e da Linha Quinca serão assistidos também.
No segundo semestre, será realizado novamente o atendimento dos grupos pelos técnicos, mas com novas propostas de trabalho.
Além das atividades psicossociais, o Serviço também oferta: Ginástica (no Complexo Esportivo Cornedo Vicentino e nos grupos), Oficina de Artes (nos grupos), Oficina de Informática (no CRAS), Oficinas de Teatro e Coral (no Lar do Idoso).
O município possui 10 grupos de idosos em diversos bairros (totalizando cerca de 300 idosos).

3º Encontro das Mulheres do CRAS





No dia 19 de maio aconteceu no CRAS “Nascer do Sol” de Sobradinho o 3º Encontro de Mulheres do CRAS, direcionado à famílias atendidas pelos diversos serviços e programas.

Pela manhã, houve a solenidade de abertura com a presença do prefeito Luiz Affonso Trevisan, secretários municipais e representantes de entidades ligadas à questão. 
Após a abertura oficial do evento, a Juíza da Comarca de Arroio do Tigre, Dra. Márcia Rita de Oliveira Mainardi, proferiu palestra sobre “Violência contra a Mulher”. Em seguida, a Enfermeira Janete Carniel abordou o tema: Saúde da Mulher. Na sequência foi servido almoço às participantes do evento. 
No período da tarde ocorreram Oficinas de Autoestima e também Oficina de fabricação de produtos de higiene com plantas medicinais, ministrada pela extensionista da Emater, Marinês Busatto.
O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho e Coordenadoria Municipal da Mulher, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF


Visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
O PAIF tem como público: famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.
Suas ações são desenvolvidas por meio do trabalho social com famílias, estas são realizadas junto ao CRAS de Sobradinho, através de encontros semanais entre usuários e equipe técnica (psicóloga e assistentes sociais).
Nos meses de março e abril foram trabalhados alguns temas como: Cadastro Único, Bolsa Família, Direitos Socioassistenciais, Família (fortalecimento familiar e superação de situações adversas, novas configurações)

Torneio de Integração entre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Mais Educação




Foi realizadoTorneio de Integração do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (para crianças/adolescentes) e o Programa de Educação Integral “Mais Educação”das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Sobradinho-RS. 
Na parte da manhã, as competições esportivas ocorreram na Escola Municipal Espirito Santo, do Bairro Medianeira. Já no período da tarde, os jogos tiveram sequência no Complexo Esportivo Cornedo Vicentino, coordenados pelos facilitadores da Oficina de Futsal, Tiago da Rosa (Misco) e Tiago do Carmo.
As competições fazem parte de uma série de ações de articulação e integração entre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa “Mais Educação”, numa atuação conjunta das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, Cultura e Desporto, com a finalidade de promover a cooperação entre os serviços.


Dia da Família


Em alusão ao Dia da Família (15 de maio), foi realizada no Complexo Cornedo Vicentino atividade de integração entre crianças/adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS e suas famílias.