quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Oficina de horta

Oficina de horta para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

Juventude em Foco

A Banda "Depois de Antes" do Projeto Juventude em Foco participou de atividades em comemoração ao aniversário do município de Sobradinho e realizou apresentação na Praça 3 de Dezembro.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA de Sobradinho obtiveram aprovação do “Projeto Juventude em Foco” no Edital de apoio aos fundos da infância de 2015, da Fundação Itaú Social e recebeu R$ 90.000,00 para sua execução em 2016, beneficiando alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamin Copetti.
São ofertadas oficinas de esporte e lazer, música (banda "Depois de Antes"), artes, horta e banda marcial.








Fotos: Amanda Rohde e Casa da Cultura de Sobradinho

Informação e Prevenção no Grupo de Idosos "Teia da Amizade"

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Nascer do Sol), órgão ligado a Secretaria de Assistência Social do município de Sobradinho, tem ofertado - de forma quinzenal - um Grupo de atendimento e acompanhamento para idosos denominado “Teia da Amizade”. São atendidos em média 20 integrantes, com idades entre 60 a 85 anos.
Além de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, um dos objetivos do serviço é a oferta de informações através de palestras, rodas de conversa e dinâmicas grupais.
Pensando nisso, nos dois últimos encontros foram realizadas rodas de conversa: uma sobre “Prevenção de Câncer de Mama e Próstata” com a Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Luciana Puhlmann e a outra sobre “Prevenção da Dengue” com os Agentes de Endemias Rosiane Rode e João Alberto Colombelli.



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
O Serviço funciona através do atendimento a diferentes grupos, que são divididos pelos bairros e localidades do município, totalizando aproximadamente 250 idosos.
Dentre as diversas atividades oferecidas, citam-se Oficina de Esporte e Lazer, Oficina de Informática, Coral, Atividades Psicossociais (através do Projeto "Conversando com a 3ª Idade") e Oficina de Artesanato.
Durante os últimos três meses, foram realizadas atividades psicossociais e de artesanato com os grupos de idosos dos Bairros Centro, Vera Cruz, Maieron e das localidades do interior Linha Carijinho, Linha Quinca e Linha Herval.
As atividades psicossociais se realizam através de rodas de conversa e dinâmicas grupais facilitadas por psicólogo e assistente social. Já a oficina de artesanato é orientada pela facilitadora de artes.

Atividades nos bairros Centro e Vera Cruz

Atividades no bairro Maieron e Linha Carijinho

Atividades na Linha Quinca e Linha Herval