quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Notícias do CRAS Nascer do Sol

A cozinha comunitária localizada no bairro vera cruz junto ao cras nascer do sol está em pleno funcionamento. Já ofertou no decorrer do ano diversas atividades e ainda está oferecendo, a cozinha está disponível a grupos da comunidade de forma geral.  Atualmente está acontecendo o curso de tortéis, pasteis e massas para famílias do cras/paif com a facilitadora renete. Também está programado para o mês de outubro a oficina de panetones e bolachas de natal para a 3ª idade.

----------------------

A secretaria de assistência social está lançando a 2ª edição do curso de capacitação para empregada doméstica e copeira devido a grande procura e adesão em sua 1ª edição. As inscrições podem ser realizadas nos cras volante e na secretaria de assistência a partir do dia 26 de setembro com previsão de inicio na segunda quinzena de outubro.
O curso será ofertado no turno da noite na cozinha comunitária do cras nascer do sol sendo ofertadas 25 vagas e todo o material para o cursos.

---------------------

Informamos também que está sendo realizado com um grupo de mulheres dos projetos da assistência social a confecção  de papai noeis para a decoração natalina do natal das estrelas 2011. O objetivo desta atividade é aproximar a comunidade na decoração da cidade no natal.

------------------

Comunicamos ainda que o curso de corte e costura e modelagem que foi ministrado pela faciliatdora de modelagem industrial e corte e costura liara de oliveira teve boa aceitação das participantes, este curso está sendo desenvolvido desde o final de maio e busca a qualificação das participantes através da profissionalização.
Concomitante a esta atividade foi desenvolvido no cras volante e nos serviços de convivência e fortalecimento de vinculos para idosos o curso de customização e reaproveitamento de roupas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJOVEM na Gincana da Saúde

No dia 23 de setembro foi realizada Gincana da Saúde na Praça Cornedo Vicentino, em alusão ao Dia Nacional da Juventude. O objetivo da gincana foi promover educação em saúde com a intenção de sensibilizar a comunidade escolar e os participantes do Projovem sobre a importância da adolescência, já que esta é uma fase rica em descobertas e mudanças. A Gincana contou com a participação de várias equipes, sendo que foram realizadas atividades para testar seus conhecimentos sobre saúde e adolescência. A equipe do Projovem tirou o 1º lugar. Após as atividades, a Banda Projovem Show realizou uma belíssima apresentação. 

Saúde da Mulher no Emancipar

O mês de setembro foi dedicado à Saúde da Mulher no Projeto Emancipar. A Enfermeira Janete Carniel realizou rodas de conversa nos 6 grupos, localizados tanto na zona urbana, quanto na zona rural, abordando temas como: saúde, vida saudável, diabetes, hipertensão, doenças do coração, alimentação saudável, câncer de mama, planejamento familiar e saúde sexual. As participantes avaliaram a atividade positivamente e puderam esclarecer muitas dúvidas, além de marcar exames. 

3ª Idade e Tradicionalismo

O Grupo da Melhor Idade Conviver participou das atividades alusivas ao Dia do Gaúcho no Bolicho do Ponto, localizado no saguão da Prefeitura de Sobradinho. Na ocasião, os idosos honraram as tradições com muita música, dança e chimarrão.

Intersetorialidade

No dia 13 de setembro, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a Política de Assistência Social e a rede socioassistencial do Município. A atividade também demonstrou a importância da intersetorialidade e do trabalho realizado em rede.