segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Jogos de integração entre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes e Associação Esportiva Sobradinho


Teia da Amizade


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Nascer do Sol), órgão ligado a Secretaria de Assistência Social do município de Sobradinho, tem ofertado - de forma quinzenal - um Grupo de atendimento e acompanhamento para idosos denominado “Teia da Amizade”.
Conforme os técnicos que atendem o Grupo, a Assistente Social Pâmela Endler e o Psicólogo Rodogério Bonorino, o serviço tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.
Os encontros acontecem nas terças-feiras, sendo que os idosos são buscados e levados em casa, devido às dificuldades físicas de cada um. São atendidos em média 20 integrantes, com idades entre 60 a 85 anos.
No Grupo são trabalhados temas relativos à 3ª Idade, através de rodas de conversa e dinâmicas grupais, sendo que uma das últimas atividades realizadas com os mesmos foi a dinâmica da “colcha de retalhos”, que buscou resgatar a história de vida dos idosos, sentimento de pertencimento, autoestima e fortalecimento grupal.
Quem desejar mais informações sobre a metodologia da dinâmica da “colcha de retalhos”, acesse o link:
https://craspsicologia.wordpress.com/2012/11/05/grupo-idosos-cras-eunapolis-bahia-psicologa-rozana-fonseca/