Técnicos do CRAS realizaram capacitação sobre a Política de Assistência Social para Agentes Comunitários de Saúde.
Espaço destinado a divulgação dos serviços, programas e ações desenvolvidos pelo CRAS do Município de Sobradinho/RS, Capital Estadual do Feijão e Cidade Pólo da região Centro Serra.
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Cadastro Único de Programas Sociais
O QUE É?
O Cadastro Único para Programas Sociais do
Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza
famílias para participar de programas sociais nas três esferas do governo
(municipal, estadual e federal)
QUEM PODE FAZER?
Famílias que possuem renda mensal de até meio
salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários
mínimos.
PARA QUE SERVE?
- Inclusão em programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família;
- Inclusão em outros programas sociais, como por exemplo:
- Programa Minha Casa Minha Vida;
- Tarifa Social da Energia;
- Isenção de taxa em Concursos Públicos e Vestibulares;
- Desconto na contribuição previdenciária para donas de casa;
- Além desses programas, o município fez recentemente a adesão ao PRONATEC - Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego e em breve estará disponibilizando em parceria com o SENAC cursos de Costureira, Auxiliar Administrativo, Garçom e Cuidador de Idosos. Para participar desses cursos é necessário ter o Cadastro único.
ONDE FAZER O CADASTRO?
O
Cadastro pode ser feito no CRAS Nascer do Sol – na Rua Honório Luiz Guerreiro,
630 (prédio ao lado do Pólo Reginal de Educação) de segunda a sexta-feira, das
8h às 11h30min e da 13h30min às 17h.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Documentos
pessoais de todos os integrantes da família (Carteira de Identidade, CPF,
Título de Eleitor, Certidão de Nascimento), Comprovante de Residência (Conta de
Luz) e Comprovante de Renda (Carteira de Trabalho, Contra-cheque, DAP, bloco de
produtor.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
12 de Junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
O QUE É TRABALHO INFANTIL?
- todo trabalho realizado antes dos 14 anos de idade;
- todo trabalho realizado por adolescentes com idade entre 14 e 16 anos, que não se configure como aprendizagem, cumprindo integralmente os requisitos legais dessa modalidade de profissionalização;
- todo trabalho realizado por crianças e adolescentes, ou seja, antes dos 18 anos de idade, que seja caracterizado como perigoso, insalubre, penoso, prejudicial à moralidade, noturno, realizado em locais e horários que prejudiquem a frequência à escola ou que tenham possibilidade de provocar prejuízos ao desenvolvimento físico e psicológico.
MITOS E VERDADES SOBRE O TRABALHO INFANTIL:
MITO 1 - O trabalho da criança/adolescente ajuda a família!
VERDADE 1 - 48% das crianças e adolescentes trabalhadores não recebem qualquer tipo de remuneração pelos serviços prestados;
- as demais crianças e adolescentes recebem valores insuficientes para alterar a sua própria condição de vida, quanto mais a de sua família;
- se a família está sem condições de suprir suas condições básicas, a alternativa mais efetiva é o acesso universal às políticas públicas.
MITO 2 - É melhor trabalhar do que ficar nas ruas!
VERDADE 2 - é uma falsa dicotomia, pois reduz as alternativas de atenção à criança e ao adolescente a duas formas reconhecidas de violação de direitos: o uso do trabalho infantil e a exposição às vulnerabilidades do espaço e situação de rua;
- é uma falsa alternativa para a criança e o adolescente, pois retira a responsabilidade de cuidado com a infância por parte da família, da sociedade e do Estado, deixando a infância vulnerável à exploração de sua mão de obra, o que precariza as condições gerais de trabalho;
- dá margem para a compreensão de que para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social serve qualquer alternativa.
MITO 3 - É melhor trabalhar do que roubar!
VERDADE 3 - se o trabalho infantil fosse a solução para a criminalidade, o problema da violência já teria se resolvido,
- o mito favorece a ideia preconceituosa de que pobreza e criminalidade estão relacionadas;
- o trabalho infantil não é alternativa de uso do tempo livre da criança e do adolescente, mas sim a escola e as demais política sociais;
- o acesso à cultura, à arte, ao lazer e ao esporte são direitos fundamentais e devem ser oportunizados por meio de políticas públicas, pois são necessários ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente.
MITO 4 - A criança/adolescente que trabalha fica mais esperto!
VERDADE 4 - o trabalho infantil não antecipa as etapas de desenvolvimento da criança e do adolescente, ele subtrai seus direitos fundamentais;
- a responsabilidade precoce com o trabalho impede as possibilidades de desenvolvimento integral;
- o trabalho infantil nunca foi sinônimo de uma vida bem- sucedida. Se assim fosse, as crianças e adolescentes das elites optariam pelo trabalho infantil em detrimento da educação, do acesso à cultura, à arte e ao esporte;
- o trabalho infantil é uma das principais causas de violação dos direitos da criança e do adolescente, restringindo a possibilidade de uma integração digna no mundo do trabalho na fase adulta.
MITO 5 - Quem começa a trabalhar cedo garante o futuro!
VERDADE 5 - a ocorrência de trabalhos realizados na infância ou adolescência não contribui para uma sociedade que exige profissionais qualificados e com níveis de escolarização cada vez mais elevados;
- o trabalho infantil é fator determinante para a evasão escolar, provocando impactos gerais nos níveis de escolarização, que prejudicarão o acesso aos trabalhos na fase adulta.
VAMOS LUTAR CONTRA A INJUSTIÇA EM QUE SE ENCONTRAM MENINOS E MENINAS, TRABALHANDO POR LONGAS JORNADAS, EM CONDIÇÕES PERIGOSAS E FREQUENTEMENTE EXPONDO SUAS VIDAS A RISCOS!!!
Fonte: site MDS (Ministério do Desenvolvimento Social)
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Semana do Meio Ambiente
O
Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado dia 05 de junho. Em alusão a importante
data, foram realizadas com crianças do PETI e adolescentes do PROJOVEM diversas
atividades educativas, culturais e de lazer, dedicadas a promover o
conhecimento e a reflexão sobre o meio ambiente.
Esse
ano a Semana do Meio Ambiente coloca o enfoque sobre o tema "Cooperação
pela Água", trazendo importantes discussões sobre a gestão da água e a
preservação dos recursos hídricos em nível local, reforçando a mensagem da
Unesco, Organização das Nações Unidas, que declarou 2013 como "O Ano
Internacional de Cooperação pela Água".
Relações Intergeracionais
O CRAS promoveu atividades
intergeracionais entre idosos, crianças e adolescentes dos Serviços de
Convivência. Nesta atividade, os idosos puderam
transmitir a memória cultural e valores éticos fundamentais do seu grupo, e as
outras gerações lhes ensinaram os conhecimentos tecnológicos e os colocaram em
contato com as transformações sociais em curso, o que enfatiza o papel do
diálogo entre as gerações como fundamental na prevenção da dependência do idoso
e do preconceito etário.
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