sexta-feira, 29 de novembro de 2013

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Plano de Atuação Social - Projovem Adolescente

Durante o segundo semestre, adolescentes do Projovem envolveram-se na construção do Plano de Atuação Social. O principal objetivo do Plano é a observação da realidade da comunidade e, a partir disso, realizar ações para minimizar situações reconhecidas como problemas sociais. Os jovens, em conjunto com a Orientadora Social Maria Beatriz Hanzel e Facilitadora Camila de Gaspari estão realizando o Projeto “Plantando para o futuro”, que será descrito abaixo: 

"Plantando para o futuro"

Objetivo geral:
Implantação de uma horta orgânica para beneficiar famílias em situação de insegurança alimentar acompanhadas pelos serviços do CRAS.

Objetivos específicos:
1. Promover a interação em equipe, o desenvolvimento de responsabilidades por parte dos jovens através do cultivo coletivo da horta;
2. Incentivar o hábito de consumir alimentos saudáveis;
3. Promover a convivência social e comunitária entre adolescentes, família e comunidade;
4. Estimular o exercício da cidadania.

AÇÕES COLETIVAS DE INTERESSE SOCIAL:

1. Cultivo de espécies hortícolas e plantas condimentares em horta cultivada sob orientação de uma tecnóloga em horticultura;
2. Trabalhar nas oficinas existentes no Projovem questões relativas ao processo de trabalho em equipe, distribuição de funções, prazos, organização do trabalho, responsabilidades;
3. Distribuir os alimentos cultivados para as famílias em situação de insegurança alimentar indicadas pelos técnicos;
4. Promover ações de orientação sobre hábitos alimentares saudáveis com os jovens para que orientem as famílias beneficiadas;
5. Promover oficinas na Cozinha Comunitária com os jovens e as famílias beneficiadas para demonstrar na prática como inserir os alimentos cultivados nas refeições.


Cultivo de espécies hortícolas e orientação sobre hábitos alimentares saudáveis;

Oficina na Cozinha Comunitária com os jovens
(colheita de rabanetes para fabricação de conservas);

Distribuição dos alimentos cultivados para as famílias em situação de insegurança alimentar
Abaixo, folder criado pelos adolescentes em conjunto com a Facilitadora Camila e com o Facilitador de Informática José Baldassari. O folder informativo também foi distribuído para as famílias.




Oficina de Artes - Projovem Adolescente


Jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (15-17 anos) - Projovem Adolescente em Oficina de Artes, orientados pela facilitadora Tânia Bolfe.

Esporte e lazer


Crianças do PETI em Oficina de Futebol, com orientação do Facilitador Anaro Paim

Consciência Negra


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. 

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral. 

Em alusão a essa importante data, foram realizadas várias atividades com as crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (6-15 anos) - PETI:

Na oficina pedagógica, a facilitadora Cristiana Motta resgatou, através de roda de conversa, um pouco da história e da cultura afro. Também foram confeccionadas roupas para bonecos/as negros/as.

Foi realizada palestra sobre o Continente Africano pelo Senhor Valdir Greiner. Este relatou suas vivências sobre a época em que residiu na África, mostrando para as crianças fotos de costumes, economia, trabalho e lazer da população.

Foi realizada visita à Comunidade Quilombola de Linha Fão, Sítio Alto em Arroio do Tigre. Na ocasião, as crianças tiveram oportunidade de conhecer os moradores da comunidade e sua história, apreciar apresentações artísticas e documentário com relatos sobre o Quilombo. Além disso, conheceram o Arroio Caixão, local que dividia a Comunidade Quilombola das terras dos Monges Barbudos. 



Semana da Alimentação no PETI


Durante Semana da Alimentação, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (6 à 15 anos) - PETI tiveram rodas de conversa sobre o tema com a Tecnóloga em Horticultura Camila de Gaspari e com a Nutricionista Danielle de Sá. Também visitaram a Horta Orgânica localizada no CRAS.