terça-feira, 7 de maio de 2013

IV Conferência Municipal do Idoso

No dia 27 de maio será realizada a IV Conferência Municipal do Idoso, no município de Sobradinho.

A Conferência terá como tema "Pessoa Idosa e o Protagonismo nas Transformações Sociais, tendo como eixos:
Eixo 1 - Programas, projetos, ações, serviços e atividades;
Eixo 2 - Gestão;
Eixo 3 - Participação.

O objetivo da Conferência é propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa.

Em resumo, a Conferência é o fórum mais legítimo e democrático não só para a discussão, mas revisão e avaliação das ações desenvolvidas para o idoso. Assim, suas deliberações devem apontar as demandas das pessoas idosas nas áreas da Educação, da Assistência Social, da Cultura, da Saúde, do Lazer, do Esporte, do Transporte, etc, reiterando ser a política do idoso uma política de direitos.

Como há muitas necessidades, deve ser decidido sobre o que é mais prioritário e urgente. As prioridades resultam dos trabalhos em grupos, dos quais participam os delegados e convidados.

A organização da Conferência é de responsabilidade do Conselho Municipal do Idoso, quando houver, compartilhada com o gestor municipal ao qual esse se vincula.

Encontrão 3ª Idade - Linha Herval



No dia 24/04/13 aconteceu o Encontrão dos grupos da 3ª Idade do CRAS, na Linha Herval. Na ocasião, foi realizada palestra sobre “Cuidados com a coluna e postura” com a Massoterapeuta Elaine Schwingel, atividades físicas com o professor Gilson Machado, com o objetivo de estimular a convivência, lazer e cuidados com a saúde. Os encontrões acontecem sempre na última quarta-feira do mês, com o objetivo de reunir todos os participantes dos 8 grupos de idosos existentes no município.