quarta-feira, 30 de maio de 2018

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV para crianças e adolescentes

No CRAS Nascer do Sol, crianças e adolescentes participam de diversas oficinas oferecidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

 Oficina pedagógica (facilitadora Alene Gonçalves) e Oficina de autoestima (facilitadora Dulci de Almeida)


 Oficina de Artes Marciais (facilitador Clóvis de Oliveira)


                                             Oficina de horta (facilitadora Amanda Bublitz)

SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA - PAIF

O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de vínculos e promover acesso à direitos. Constituem usuários do PAIF as famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade e risco social.

O Serviço oferta as seguintes atividades:
- Rodas de conversa em grupo, atendimentos particularizados e visitas domiciliares com assistente social;
- Busca ativa;
- Oficinas de geração de renda com facilitadora de artesanato;
- Encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Os grupos acontecem tanto no CRAS quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário.

Conversando com a Terceira Idade

Dentre as diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o psicólogo do CRAS, Rodogério Bonorino, realiza o Projeto “Conversando com a Terceira Idade”, cujo principal objetivo é possibilitar espaço de discussão e reflexão acerca de temas relativos aos idosos, através de rodas de conversa. Os encontros acontecem mensalmente nos grupos dos bairros Medianeira e União e também nas localidades do interior de Linha Quinca, Linha Carijinho e Linha Herval.
No mês de maio, o tema da roda de conversa foi a importância da atualização de informações no Cadastro Único. A responsável pelo Cadastro no município, Eduarda Maia, visitou os grupos de idosos para realização de inclusões e atualizações cadastrais.

Grupo de idosos TEIA DA AMIZADE

O grupo tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.

Os encontros do grupo acontecem no CRAS, em terças-feiras (de forma quinzenal), onde são atendidos por assistente social, psicólogo e facilitadora de esporte/lazer, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos. 

Nas fotos, podemos visualizar atividades realizadas em alguns encontros do grupo: roda de conversa e orientações com assistente social e psicólogo, atividades de recreação e lazer com facilitadora de esporte/lazer, música e cantoria com o colega Zeki Fiuza, que gentilmente aceitou nosso convite para alegrar um pouco mais o nosso encontro.

Horta Comunitária do CRAS

O CRAS Nascer do Sol, com apoio e parceria da EMATER de Sobradinho, realiza o “Projeto da Horta Comunitária - Cantinho das Hortaliças"

O objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como acompanhamento de famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Dentre as atividades realizadas, citam-se:
- orientações com facilitadora da horta Amanda e com EMATER;
- orientações e rodas de conversa com a Assistente Social Pâmela;
- atividades práticas na horta.

Os encontros de orientação e prática ocorrem todas as segundas, no turno da manhã. Também é realizado um cronograma de atividades semanais, sendo estas divididas entre os participantes do projeto.

Nas fotos, podemos observar as diversas atividades realizadas pelo grupo: rodas de conversa com Assistente Social, preparação de canteiros, produção e plantio de mudas de hortaliças, plantio de mudas de flores e preparação da área destinada ao relógio do corpo humano (chás).

Situação de calamidade pública nos serviços municipais


O prefeito de Sobradinho Luiz Affonso Trevisan assinou nesta segunda-feira (28-05-18) decreto que determina situação de calamidade pública nos serviços municipais, em razão do desabastecimento e/ou escassez de combustíveis no município, visando economizar recursos para a área considerada essencial, a saúde.

A greve nacional dos caminhoneiros contra o aumento dos preços dos combustíveis vem afetando de igual os serviços públicos oferecidos pelo Executivo Municipal. 

Dessa forma, a partir desta terça-feira (29-05-18) ficam suspensas as aulas na rede municipal e o transporte escolar ofertado pelo município, bem como as obras que necessitem do apoio de máquinas do erário municipal, exceto as de caráter emergencial. Não serão paralisados os serviços da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente os de urgência e emergência. Fica priorizado o abastecimento para transportes essenciais, tais como ambulâncias, serviços de oncologia, hemodiálise e recolhimento de resíduos sólidos urbanos, que continuarão ocorrendo de forma regular. Na sexta-feira (01-06-18) não haverá expediente nos diversos setores da Prefeitura.

A Defesa Civil já entrou em contato com REDEC III do Governo do Estado relatando a situação em que se encontra o município.
 

Conforme o prefeito Luiz Affonso Trevisan o decreto fica vigente até que a situação do desabastecimento seja revertida. Segundo ele, tais medidas foram adotadas considerando a orientação da Federação de Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Sobradinho

Informações - CADASTRO ÚNICO





A inscrição da família no Cadastro Único não garante a entrada automática no Programa Bolsa Família. 

O critério para receber o Bolsa Família é a RENDA FAMILIAR. Com as informações fornecidas pela família, o MDS faz cruzamentos de dados para verificar se ela se enquadra no perfil do programa.

Mas vale lembrar que, ao se inscreverem no Cadastro Único, as famílias podem ter acesso a outros programas sociais, tais como: tarifa social de energia elétrica, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, benefícios eventuais no CRAS, entre outros.

SCFV para crianças e adolescentes - Oficina Pedagógica

Em alusão ao Dia Internacional da Família – 15 de maio, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, realizaram atividades sobre o tema na Oficina Pedagógica. 

A facilitadora Alene debateu com as crianças e adolescentes sobre as diversas configurações familiares atuais, sendo realizadas produções artísticas sobre o tema.

“Existem no mundo diferentes famílias. Família grande, família pequena… Família com pai, mãe e filhos, família com casal e um cachorro, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família com dois pais ou duas mães, família em que os avós são os pais, família de sangue e família de coração.
A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida”.
 
Nas fotos, podemos ver também outros temas que foram trabalhados durante o mês pela facilitadora, tais como: a evolução da música e da imagem, produções artísticas com uso de carvão vegetal, projeto formas e cores