sexta-feira, 9 de junho de 2017

No grupo nos fortalecemos!

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Nascer do Sol), órgão ligado a Secretaria de Assistência Social do município de Sobradinho, tem ofertado - de forma quinzenal - um Grupo de atendimento e acompanhamento para idosos denominado “Teia da Amizade”.

O serviço tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.

Os últimos encontros foram voltados para atualização cadastral, renovação de fichas de inscrição, orientações e atendimentos particularizados.

Os encontros acontecem nas terças-feiras e são atendidos, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos.

Lugar de criança é na Escola e nos Projetos Sociais


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado para crianças e adolescentes desenvolveu, no decorrer da semana, atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho.

Entre as atividades, na Oficina Pedagógica, foi promovida roda de conversa sobre o tema diferenciando trabalho de tarefa, confecção de cartazes e brincadeiras.

O SCFV tem como objetivo prevenir situações de riscos, ampliar trocas de vivência e cultura, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

Em função da importante data, os facilitadores do CRAS Alene, Diego e Dulci, realizaram atividades sobre o tema com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Foi realizada roda de conversa sobre preservação ambiental, desenhos e cartazes sobre a importância do meio ambiente e confecção de jogos com reaproveitamento de materiais recicláveis.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Venha participar da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, dia 20 de junho de 2017, a partir das 13h30min na Câmara de Vereadores.
As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social , assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

PORTANTO, SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA!



Prevenção: palestra e teatro sobre Dependência Química


As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do CRAS Nascer do Sol assistiram palestra ministrada pelo Pastor Paulo Klos, e peça teatral "Drama de um Viciado", que abordou a Dependência Química, a cargo da equipe da Comunidade Terapêutica “Desafio Jovem Resgate das Missões” do município de Palmeira das Missões.

Conforme a Secretaria de Assistência Social, o objetivo da ação foi discutir sobre os efeitos e as consequências do uso de drogas, como forma de prevenção e alerta.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV tem a finalidade de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica. Busca-se, através de atividades diversas, o desenvolvimento e a proteção integral, além de possibilitar a garantia de seus direitos fundamentais.

Atualmente são atendidas cerca de 140 crianças e adolescentes, sendo que as atividades são realizadas de segunda a quinta-feira no turno inverso da escola, através de oficinas como: esporte e lazer, música, artes, oficina pedagógica, informática.

O serviço possibilita, ainda, o acompanhamento familiar pela assistente social e psicólogos. Além disso, são promovidos encontros festivos em datas especiais, orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial e integração com escola e comunidade.