sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Grupo de danças e intergeracionalidade


O grupo de danças “Tchê PETI”, formado por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou diversas apresentações durante a Semana Farroupilha.  As danças tradicionalistas foram apresentadas nas Escolas Espírito Santo, Adolpho Sebastiany, Seomar Mainardi, Lindolfo Silva e Pe.Benjamin Copetti.


Na Escola Adolpho Sebastiany, as crianças dançaram com o grupo formado por idosas do SCFV, lembrando a importância de atividades intergeracionais, a fim de que haja interação, troca e compartilhamento de experiências que promovam o fortalecimento de vínculos entre sujeitos que vivenciam diferentes ciclos de vida.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Projeto Sementinha


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças até 06 anos -"Projeto Sementinha" - é voltado para crianças cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda e que vivenciam situação de vulnerabilidade social e fragilização de vínculos familiares e comunitários.
O principal objetivo do Serviço é a complementação das ações de proteção e o desenvolvimento das crianças, buscando desenvolver atividades de convivência, estabelecimento e fortalecimento de vínculos e socialização, centradas na brincadeira.
"O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças. Através do brincar elas aprendem, experimentam o mundo, possibilidades, relações sociais, elaboram sua autonomia de ação, organizam emoções. Às vezes, os pais ou responsáveis não têm conhecimento do valor da brincadeira, pois a ideia divulgada é a de que o brincar é somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
No entanto, através do jogo, as crianças compreendem o mundo à sua volta, aprendem regras, testam habilidades físicas, como correr, pular, aprendem a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma das crianças se expressarem, já que é uma circunstância favorável para manifestarem seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem das crianças".
Fonte: Site Brasil Escola