quarta-feira, 23 de agosto de 2017

SCFV para crianças até 6 anos - "Projeto Sementinha"




Estiveram reunidos no CRAS, a Secretária de Assistência Social, facilitadoras e técnicos de referência (assistente social e psicólogo) com os pais e responsáveis pelas crianças que frequentam o Projeto "Sementinha", com o objetivo de resgatar algumas combinações relativas ao Serviço, como forma de aprimorar as atividades ofertadas. 

Atualmente, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças até 6 anos atende em média 40 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos de idade, no turno inverso ao da Escola.

São ofertadas atividades lúdicas, através de brincadeiras, jogos dirigidos, passeios e atividades de convivência, lembrando que o objetivo do Serviço é o fortalecimento familiar e comunitário, com a atenção na família e no desenvolvimento socioafetivo.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Comemoração dos 2 anos do Grupo de Idosos "TEIA DA AMIZADE"

Hoje, dia 22/08/2017, comemoramos os 2 anos do “Grupo de Idosos Teia da Amizade”.

Como forma de celebrar esse dia tão especial, foi realizada uma festa no CRAS para os integrantes do Serviço, com a participação da equipe (Secretária de Assistência Social Saionara Soder, Assistente Social Pâmela Endler e Psicólogo Rodogério Bonorino), com a presença da Assistente Social Dienefer Fagundes (antiga estagiária de Serviço Social que auxiliou na construção e desenvolvimento do grupo) e também com a participação de idosos de outros grupos que, juntamente com a Orientadora Social e Facilitadora de Esportes Márcia Dalmolin, realizaram a Dança Sênior. Durante a festa, os idosos foram presenteados com canecas personalizadas. 

O Serviço tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social. Os encontros do grupo acontecem nas terças-feiras (de forma quinzenal) onde são atendidos, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos.









segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ouvidoria do CMAS

A Ouvidoria do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é um grupo de trabalho criado em 11/07/2017, durante Reunião Ordinária, com caráter não deliberativo, de duração indeterminada e subordinada ao Plenário do Conselho Municipal de Assistência Social.

A função essencial da Ouvidoria é o diálogo com a população na busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS no município. 

Para atingir seus objetivos, a Ouvidoria receberá manifestações (denúncias, reclamações, solicitações, informações, elogios e sugestões) dos cidadãos relacionadas com os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e entidades socioassistenciais do município e irá dispor dos seguintes meios para facilitar o acesso dos manifestantes: 

• Telefone: (51) 3742 1098 – falar com Rose Stecker;

• E-mail: conselhosho@gmail.com ou cmas@sobradinho-rs.com.br;

• Endereço para Correspondência: Rua General Osório, 200 – CEP 96900-000 – Sobradinho/RS (A/C de Rose Stecker);

• Caixa de manifestações: foi colocada uma caixa na Secretaria Municipal de Assistência Social e outra no CRAS. Os cidadãos poderão se manifestar de forma anônima, inserindo na caixa suas manifestações.
 
PARTICIPE!!!

Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas - “Projeto Viemos te Ver”

O Serviço visa atender, primeiramente, pessoas com deficiência através de visitas domiciliares. 

Tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades, a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento.

Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.

As visitas domiciliares serão realizadas pelas técnicas do CRAS (Assistente Social Pâmela e Psicóloga Mireila) e ocorrerão na 3ª e 4ª sexta - feira de todo mês, alternadas entre as 15 famílias (beneficiárias do BPC) selecionadas pela equipe.