quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Esporte e lazer no PETI


Crianças do PETI em atividades de esporte, lazer e recreativas, sob orientação do Facilitador de Esporte Felipe Freitas.

Coral do CRAS

O Coral do CRAS “Nascer do Sol” de Sobradinho foi formado em março de 2013 com participantes do Grupo da 3ª Idade e também do Projeto Emancipar/PAIF, tendo como objetivos desenvolver fatores essenciais da sensibilidade musical, baseado nos ritmos, sons e palavra. É uma atividade cuja característica principal é a união na fusão das vozes, na harmonização dos sons e dos ritmos, sentimentos e interesses.

Atualmente conta com 28 participantes, que se reúnem semanalmente para os ensaios, orientados pela Professora Maria da Graça Bernardy.



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

3ª Idade


No dia 18 de novembro, os participantes do Grupo “Conversando com a 3ª Idade”, juntamente com a Coordenadora e equipe técnica realizaram confraternização de encerramento das atividades do presente ano.


Na ocasião, houve avaliação das atividades do ano, apresentação do Grupo de violão do PETI e Projovem, revelação de amigo secreto e coquetel.

CAPACITAÇÕES

I Seminário Regional dos Conselhos Tutelares

Nos dias 13 e 14 de novembro, a Gestora da Secretaria de Assistência Social de Sobradinho Sara Wachholz, os técnicos do CRAS, os Conselheiros Tutelares e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente participaram do I Seminário Regional dos Conselhos Tutelares, no município de Arroio do Tigre.

O evento ocorreu no Clube 25 de Julho, tendo como objetivo focar as ações no fortalecimento da educação infantil para auxiliar na redução da presença de crianças e adolescentes na produção do tabaco, envolvendo 13 municípios da Região Centro Serra.

Houve palestras sobre:
“Estatuto da Criança e do Adolescente” com Márcia Soares (OIT Brasil);
“Papel dos Conselhos Tutelares e de Direitos” com a Dra. Carmen Silveira de Oliveira (ex- Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente);
Também houve apresentação dos resultados do Projeto Arise, com Luísa Siqueira (Winrock International) e espaço de diálogo e articulação entre os Conselhos e Secretarias de Assistência Social da região.

O Seminário foi promovido pela Prefeitura de Arroio do Tigre, juntamente com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Winrock Internacional e a empresa fumageira JTI, que desenvolvem o Projeto ARISE.


II Encontro Estadual de Gestores de Políticas Públicas para Mulheres

Nos dias 19 e 20/11, a Secretária de Assistência Social de Sobradinho, Sara Wachholz, está em Porto Alegre participando do II Encontro Estadual de Gestores de Políticas Públicas para Mulheres, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS.
O Encontro iniciou dia 19/11 com a presença da Secretária Estadual Ariane Leitão. Em seguida houve a formação de grupos de trabalho por região funcional, coordenado por Yara Stockmanns, Coordenadora do Centro Jacobina de Atendimento e Apoio a Mulher da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

No período da tarde, houve apresentação do Painel “Políticas Públicas, empoderamento e autonomia”. Também explanações sobre: “Possibilidades e Caminhos para a superação da violência” – Márcia Moraes – IFRS; “A Mulher e sua diversidade étnico racial” – Maria Conceição Lopes Fontoura – UFRGS.

No dia 20/11, o Encontro segue com os seguintes painéis:
- “Dados do Empoderamento das mulheres no RS” - Economista Lúcia Garcia, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE);

- “Políticas Públicas na perspectiva do empoderamento e autonomia das mulheres” – Jussara Prá (UFRGS) e Maria Inês Zulke – Secretária Executiva Pacto Gaúcho pela Educação;
 
- “As Políticas de Estado e a Rede de prevenção e enfrentamento - Apresentação da Rede Lilás” - Secretária Ariane Leitão

- “As Políticas de Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres” - Neuza Tito SPM/PR

- Instalação da Câmara Técnica do Pacto com a presença do Governador e de representantes do Ministério Público, Judiciário, Secretarias de Estado e demais autoridades.

A Secretária Sara Wachholz enfatiza que no dia 12 de dezembro, a Secretaria de Assistência Social  realizará o Iº Fórum Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher. A proposta é envolver a sociedade civil para construirmos o Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher, com a participação da SPM/RS, SEAPA/RS e Deputada Anna Affonso.

Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de repasse
do Governo Federal.


No dia 20/11, a Diretora de Assistência Social Saionara Soder, o Diretor de Projetos Agropastoris e de Fomento Diego Vieira da Cunha e a Supervisora da SMECD Catiele Bonelli, estão participando em Candelária da 2ª etapa do Curso de Capacitação promovido pela Winrock Internacional, Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela empresa JTI e programa ARISE. Essa capacitação tem o objetivo de promover o treinamento dos representantes das respectivas secretarias municipais na elaboração de Projetos, visando à atração de políticas públicas e captação de recursos para o município. Na ocasião a Proprietária da Empresa Adamski Captação de Recursos, Liége Adamski dos Santos, ministrará uma palestra para esclarecer sobre o SICONV - Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de repasse do Governo Federal.