sexta-feira, 30 de junho de 2017

Rede de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente


No dia 28/06/17 foi realizada no CRAS, mais uma reunião da Rede de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente.

O objetivo das reuniões é criar um espaço de diálogo entre os diversos setores e órgãos do município para melhor atender as demandas das crianças e adolescentes que enfrentam problemas de evasão escolar, indisciplina, violência e dificuldades de aprendizagem, buscando alguma alternativa conjunta.

A Rede é formada pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação (escolas municipais), APAE e Conselho Tutelar. O trabalho colaborativo pode diminuir distinções de papeis existentes entre os profissionais envolvidos, a fim de que cada um possa fazer o melhor uso possível de seus saberes e auxiliar na solução de problemas.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Encontrão do SCFV para Idosos


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho e CRAS Nascer do Sol promoveram dia 28/06/17, às 13h30min, no Lar do Idoso, o tradicional Encontrão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), reunindo os 11 grupos de idosos do município.

No primeiro momento, houve recepção e boas vindas da Secretária de Assistência Social Saionara Soder, da Orientadora Social Márcia Dalmolin e da Rainha da Fejão Fernanda Brandt, após roda de conversa sobre qualidade de vida com assistente social e psicólogo e na sequência confraternização com festa junina dos grupos com apresentação de casamento caipira e quadrilha.

O evento teve o objetivo de reunir todos os grupos do município para estimular a convivência e o fortalecimento de vínculos.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

8ª Conferência Municipal de Assistência Social


Bom público participou no dia 20/06/2017, da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sobradinho. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e abordou a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS”.
Na ocasião, Carla Capitanio, assistente social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, explanou sobre o tema e os quatro eixos temáticos, os quais já haviam sido debatidos durante encontros preparatórios com a presença de trabalhadores e usuários da política de assistência social.
A plenária final da Conferência foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosiane Rode e pela assistente social, Pâmela Endler, momento em que foram apresentadas as deliberações a partir das prioridades definidas pelos grupos de trabalho. As propostas foram votadas pelos delegados, visando à definição das deliberações finais que serão encaminhadas para a sistematização pelo ente estadual.

Também foram eleitos os delegados, de forma paritária, que participarão da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá em Porto Alegre, no mês de novembro. Os delegados eleitos foram: Rosiane Rode (representante da OSCIP Você Mulher) e Rodogério Cattelan Bonorino (representante da Secretaria Municipal de Assistência Social), sendo seus suplentes respectivamente Rosane Saidelles Martins (representante da Pastoral da Criança) e Terezinha Roseli Ortiz Stecker (representante da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos).

A Conferência teve por atribuição a avaliação da política da assistência social no município e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. A secretária de Assistência Social, Saionara Soder, avaliou a Conferência de forma positiva e mencionou a importância deste momento coletivo para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.