sexta-feira, 5 de julho de 2013

Projeto Aproxima



No dia 03 de julho ocorreu a 1ª edição do “Projeto Aproxima”, no Bairro União.

O objetivo do projeto é levar às comunidades do município de Sobradinho serviços de utilidade pública e informação à população. Os serviços oferecidos neste dia foram:

- Orientações sobre os serviços e programas do CRAS Nascer do Sol; orientações sobre CadÚnico e Programa Bolsa Família; isenção de 2ª via de documentos;

- Orientações sobre métodos contraceptivos/DSTs e AIDS; orientações sobre hipertensão arterial e diabetes; verificação de pressão arterial; agendamento e orientações sobre câncer de útero e mama; orientações odontológicas; orientações sobre saúde mental e dependência química; assistência farmacêutica; Vigilância Sanitária; Testes de visão (Lions Clube);

- Recolhimento de pilhas, lâmpadas e baterias;

- Encaminhamentos de solicitações de serviços à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos;

- Orientações sobre a Lei Maria da Penha e outras relativas ao Posto de Atendimento à Mulher da Delegacia de Polícia;

- Cortes de cabelo.

O Projeto é realizado pelas Secretarias de Assistência Social e Saúde e tem como parceiros: Gabinete do Prefeito e Vice-Prefeito; Secretaria da Administração;  Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; Secretaria de Obras e Serviços Urbanos; Conselho Tutelar; Emater-RS/ASCAR; Pastoral da AIDS; Lions Clube; OSCIP Você Mulher; Delegacia de Polícia e Brigada Militar.


A próxima edição será realizada no dia 13 de agosto, no Bairro Peões.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Festa Junina



No dia 25 de junho foi realizada a “Festa Junina do CRAS”, com a participação das crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI e Projovem) e alguns pais.

Crianças do PETI realizaram apresentação teatral do casamento caipira e dançaram a quadrilha. Também foram escolhidos, a partir de desfile e votação, a Rainha da Pipoca e o Rei do Capilé.

Os adolescentes do Projovem realizaram a apresentação do evento através da Rádio “Papo Reto”(apresentaram o desfile, colocaram as músicas da festa e também ficaram responsáveis pela leitura dos recadinhos enviados pelas crianças).


A festa também foi animada pelo Grupo Peleia de Mango e teve muita dança, música, cachorro quente, pipoca, cri cri e capilé.



Crianças e adolescentes do PETI apresentaram o Casamento Caipira na Escola de Ensino Fundamental Flor Fabrício Ceretta.   

Emancipar em Ação!


No mês de junho, participantes do Grupo Emancipar/PAIF realizaram Oficinas de manta de lã e edredom. Juntamente com as atividades manuais e de geração de renda, é desenvolvido o trabalho psicossocial com equipe técnica (psicólogos e assistentes sociais), através de rodas de conversas e dinâmicas grupais


A equipe desenvolve tais atividades junto ao CRAS e também no Prédio II da Prefeitura, com a participação de cerca de 50 mulheres. As oficinas também ocorrerão no mês de julho.

Arte na 3ª Idade!


Participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos estão frequentando Oficina de Almofada em Capitonê, nos Bairros Rio Branco e Maieron.  

A oficina está sendo facilitada por Naiéli Carlotto.