segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Grupo de Dança Afro do CRAS realiza apresentações em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho promoveu na Praça Cornedo Vicentino, a 1ª Manifestação artístico-cultural e mostra de trabalhos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira das Escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil do município.
O Grupo de Dança Afro do CRAS “Nascer do Sol” realizou uma bela apresentação no evento. Também houve apresentação do Grupo na Escola Catarina Bridi, município de Ibarama.




Fundação Itaú Social apoiará Projeto Social em Sobradinho

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA de Sobradinho obtiveram aprovação do Projeto “Juventude em Foco” no Edital de apoio aos fundos da infância de 2015, da Fundação Itaú Social e receberá R$ 90.000,00 para sua execução em 2016, beneficiando 50 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamin Copetti.
O Projeto “Juventude em Foco” tem como objetivo a melhoria da aprendizagem escolar dos adolescentes, contribuindo para sua permanência na escola, os preparando para o mundo do trabalho, incentivando a participação na vida pública, facilitando a convivência e a solidariedade num ambiente dinâmico em rede com outras políticas sociais setoriais, especialmente aquelas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer, meio ambiente, direitos humanos e trabalho, ofertados no território e na região.
O público alvo do projeto serão 50 adolescentes, entre 15 e 17 anos, com baixo rendimento escolar, baixa frequência e evadidos da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamin Copetti, cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os adolescentes selecionados serão atendidos no turno inverso ao que frequentam a escola, em duas tardes da semana e organizados por faixa etária para o desenvolvimento das atividades. Serão ofertadas: oficinas de esporte e lazer, de informática, música e artes, além de oficina pedagógica para o desenvolvimento de temas transversais e da participação em eventos, passeios e atividades coletivas na comunidade.
Os técnicos de referência do CRAS “Nascer do Sol”, articulados às demais instituições do Sistema de Garantia de Direitos e a Escola Copetti farão a seleção, o planejamento e o acompanhamento do Projeto, sempre atendendo aos objetivos prioritários. Estão contempladas no projeto, ações de participação da família e da comunidade através da implantação de uma horta comunitária no CRAS e oficinas de culinária com o objetivo de garantir a oferta de alimentação saudável e aproveitamento de alimentos.
A Secretária de Assistência Social Sara Wachholz explica que o público jovem na faixa etária entre 15 e 17 anos é hoje o mais vulnerável a partir de diagnóstico elaborado pela Secretaria de Assistência Social, e ao mesmo tempo, o menos assistido por políticas públicas. A evasão e reprovação dos alunos do Ensino Médio da Escola Copetti é superior a 30% e são estes jovens vítimas da exclusão social e, portanto vulneráveis à drogadição e conflitos com a lei.
A escolha da Escola Copetti se deu por não haver programas de educação integral aos seus alunos. Toda as atividades serão desenvolvidas através da Secretaria de Assistência Social que contará com o recurso de R$ 90,000,00 recebido por doação da Fundação Itaú Social.
Conforme o prefeito Luiz Affonso Trevisan, foram enviados projetos de diversos municípios em todo Brasil à Fundação Itaú Social e esta aprovação significa que o projeto de Sobradinho está entre os melhores, sendo uma conquista significativa para garantia de direitos dos nossos jovens.

Implementação da Lei da Aprendizagem (10.097/2000) no município de Sobradinho e Centro Serra



A secretária de Assistência Social de Sobradinho, Sara Wachholz, esteve reunida com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e coordenador do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - ACESSUAS Trabalho de Sobradinho, Alberto Chamorro, com o presidente da CACISS, Iboré Trindade, com o presidente do Sindilojas, Vianei Pasa e com o representante do CIEE/RS, Paulo Repp, para tratar sobre a implementação da Lei da Aprendizagem (10.097/2000) no município de Sobradinho e Centro Serra.

Na ocasião, foram definidas ações de mobilização e conscientização dos empresários da região acerca das questões legais e relevantes para inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Conforme a secretária Sara Wachholz, em articulação com o CIEE/RS e o Fórum Gaúcho de Aprendizagem, a Secretaria de Assistência Social promoverá no dia 27 de novembro às 8 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, um evento voltado aos empresários, contadores e secretários de Assistência Social dos municípios que compõem a AMCSERRA.

Na oportunidade, estará presente o gerente do CIEE/RS, também representando o Fórum Gaúcho da Aprendizagem, Lucas Baldisserotto, que falará aos empresários e contadores sobre as obrigações legais estabelecidas pela Lei da Aprendizagem, que determina que as empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes com idade entre 14 e 24 anos.

Neste dia, os gestores de Assistência Social, também, serão orientados a respeito da importância desta lei e de que maneira sua aplicabilidade pode contribuir para a inclusão social dos jovens.

Conselheiros Tutelares da AMCSERRA, eleitos para 2016, participam de capacitação em Sobradinho

O Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social - COMGEMAS iniciou no dia 19/11/2015, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, o ciclo de capacitação para os conselheiros tutelares da AMCSERRA, eleitos para a gestão 2016-2019 (titulares e suplentes).

Com o tema “A criança e o adolescente são prioridades no contexto das Políticas Públicas”, a capacitação tem como finalidade qualificar os conselheiros tutelares para a atuação na garantia de direitos e proteção das crianças e adolescentes, além do fortalecimento e articulação da Rede Socioassistencial da AMCSERRA.

No primeiro encontro, a assistente social da Prefeitura de Sobradinho, Roberta Billig, falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA no cotidiano do Conselho Tutelar. 
Serão realizados mais três encontros: 

Dia 26 de novembro, às 13h30, será abordado o tema “Identificação de situações de violação de direitos e abuso sexual”, com a delegada de Arroio do Tigre, Graciela Foresti Chagas; 

Dia 10 de dezembro, às 13h 30, o tema será “Poder Judiciário e a atuação do Conselho Tutelar” com a Juíza da Comarca de Sobradinho, Dra. Luciane Inês Morsch Glesse, na sequência, o defensor público da Comarca de Sobradinho, Renan Angeli, falará sobre “A Situação de guarda e encaminhamentos do Conselho Tutelar”. 

Dia 17 de dezembro, às 13h30, a capacitação segue com a professora Lucijane Ferreira e Leonardo Souza, da 6ª CRE de Santa Cruz do Sul, que falarão sobre a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente - FICAI - em sua versão On Line. A secretária de Assistência Social de Sobradinho, Sara Wachholz, apresentará o Sistema de Informações para a Infância e Adolescência - SIPIA

Sobradinho adere ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA


O Prefeito Luiz Affonso Trevisan assinou o termo de compromisso que possibilita ao município de Sobradinho operar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O ato foi acompanhado pela Secretária de Assistência Social, Sara Wachholz e pela nutricionista da Secretaria de Educação Daniele de Sá, que será a coordenadora do programa no município.

O Termo de Adesão segue, agora, para assinatura do governador do Estado, José Ivo Sartori e posterior encaminhamento ao Ministério do Desenvolvimento Social para publicação no Diário Oficial da União. A expectativa é de que o programa esteja operando no início de 2016. Para tanto, o município, − com o apoio técnico da Emater − deverá elaborar um plano operacional com propostas de participação no programa. O documento deverá apresentar metas de beneficiários fornecedores e das entidades a serem atendidas. São definidos também parâmetros de execução, como o percentual de agricultores familiares em situação de pobreza a venderem a produção, o de mulheres agricultoras e o de produtos orgânicos ou agroecológicos a serem adquiridos.
Conforme a Secretária Sara Wachholz, o município, através da Secretaria de Assistência Social, vem desde 2013 buscando a adesão a este programa. A secretária destaca que foram muitas as dificuldades de caráter burocrático, contudo a administração não desistiu, tendo em vista os benefícios que o PAA trará ao município, como: a geração de renda às famílias rurais, além de contribuir para a segurança alimentar das famílias carentes. Sara Wachholz esclarece que o termo de adesão permite a execução das ações de maneira mais simples e ágil. Além disso, o acompanhamento e o monitoramento das ações são realizados por meio de um sistema informatizado, alimentado pelos gestores locais, garantindo a transparência e a segurança na execução.
O prefeito Luiz Affonso Trevisan destaca o importante passo dado pelo município com a assinatura deste termo. Conforme ele, o Programa de Aquisição de Alimentos possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Trevisan explica que o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública de ensino.

O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).