sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Superação da pobreza

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho identificou uma redução de aproximadamente 50% no número de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, consideradas pobres conforme critérios do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS. Em agosto de 2013, eram 1.439 com renda de até R$ 154,00 per capita. Atualmente, estão cadastradas 736 famílias com este perfil, consequentemente habilitadas ao benefício do Programa Bolsa Família, conforme dados obtidos no Relatório de Informações Sociais da SAGI (Secretaria de Avaliação de Gestão da Informação) vinculada ao MDS. 

De acordo com a secretária de Assistência Social, a gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família têm, desde 2013, intensificado as ações para inserir as famílias cadastradas em Projetos e Programas de acompanhamento familiar que permitam a inclusão produtiva destas. Neste sentido, o PRONATEC teve grande importância por ter qualificado profissionalmente mais de 300 pessoas entre 2013 e 2014. Além de ações voltadas para inclusão social, Sara Wachholz destaca também as ações voltadas para a qualificação dos dados cadastrais das famílias inseridas no Cadastro Único, coordenadas pela servidora Vanessa Maia Ullrich. 


Conforme Sara Wachholz, em razão do conjunto de ações já citadas, houve uma redução dos beneficiários do Programa Bolsa Família em aproximadamente 200 famílias. Em setembro de 2015, foram 670 famílias, o menor número de beneficiários desde janeiro de 2013. A partir desta redução, houve a possibilidade de serem incluídas famílias que embora estivessem cadastradas, atendendo aos critérios de renda, não recebiam o benefício devido ao excesso de famílias beneficiadas.

Sara acrescenta, ainda, que estas informações são fundamentais para superar a visão que ainda predomina na sociedade de que a Assistência Social atua de forma assistencialista. Segundo ela, o assistencialismo ficou no passado, hoje se tem um conjunto de ações que buscam a superação da pobreza e a garantia de direitos. Já o prefeito Luiz Affonso Trevisan entende que é preciso priorizar ações que garantam a autonomia das famílias, sendo este um dos objetivos da Administração Municipal.


Equipe do CRAS Nascer do Sol
Sobradinho-RS

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Sobradinho promoveram no dia 22 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores, Audiência Pública para debater o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.
Na ocasião, foram discutidas com a comunidade ações, políticas e programas com a finalidade de proporcionar atendimento aos adolescentes autores de ato infracional e sistematizar o atendimento socioeducativo a esse público.
A Secretária de Assistência Social Sara Wachholz lamenta a pequena participação da população, salientando que, no momento em que se discute a redução da maioridade penal no país, com discursos marcados pela falta de informação, esta é a oportunidade, não apenas para conhecer, mas para colaborar com o plano que garantirá o cumprimento de medidas socioeducativas, em consonância com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE para os próximos dez anos.
Sara acrescenta que é responsabilidade de todos garantir a reinserção dos adolescentes em conflito com a lei, a partir da educação. E lembra que a comunidade pode participar dando suas sugestões para ações e atividades até o dia 10 de novembro.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

AÇÃO DE CIDADANIA

No dia 23/10 ocorreu, no município de Sobradinho, o evento “Ação de Cidadania”.
Pela manhã, mais de 100 pessoas compareceram na Prefeitura para a emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade. Durante o dia, o Cartório Eleitoral faz a revisão, emissão e transferência de titulo eleitoral. Já às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, 39 casais realizaram a assinatura do contrato de casamento. Entre os noivos, existem pessoas que vivem juntas há muitos anos e outras que namoram há menos de um ano. A idade dos casais varia entre 20 e 71 anos.
O projeto “Ação de Cidadania” é uma parceria entre Poderes Executivo e Judiciário, com o apoio do Cartório de Registro Civil de Sobradinho, com o objetivo de possibilitar o acesso de pessoas de baixa renda a regularização do estado civil, por meio de ato Jurídico. Para tanto, o CRAS “Nascer do Sol” fez o acompanhamento dos casais habilitados, através de encontros mensais, nos quais os técnicos de referência (assistente social e psicólogo) abordaram temas relacionados à Família.
Conforme a secretária de Assistência Social, Sara Wachholz, esta ação contempla dois importantes objetivos da Política Nacional de Assistência Social: a oferta de serviços a pessoas sem condições financeiras e o acompanhamento às famílias inscritas no Cadastro Único que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social.




Sobradinho faz festa em homenagem ao Dia do Idoso

Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no Brasil em 1º de outubro, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no Parque da FEJÃO a tradicional Festa da Terceira Idade/edição 2015.
A programação teve inicio pela manhã com recepção dos grupos, café da manhã, solenidade de abertura com a presença do prefeito Luiz Affonso Trevisan, bênção das festividades com o padre Gelso Bernardy e o pastor Edson Seibt. Na sequência, desfile para escolha da Musa, Princesas, Rei e Rainha da Terceira Idade de Sobradinho. Na ocasião, Nelma Nelci Gonçalves da Silva representante do grupo Renascer do Centro foi eleita a Musa da Terceira Idade. Ela vai representar Sobradinho no concurso Musa Regional da Terceira Idade. As princesas são: Nilva Ceolin, do grupo União de Linha carijinho, e Eneida Marilú da Rosa, do grupo Paz e Amor do Bairro Maieron. O Casal de Rei e Rainha é Avelino e Lucia Parreira Secretti, do grupo Renascer do Centro. O troféu de melhor torcida ficou com o grupo Paz e Amor do Bairro Maieron. Ao meio dia os idosos participaram de almoço e a tarde houve baile animado pelo “Quarteto da Saudade”.
A secretária de Assistência Social Sara Wachholz destacou que a Festa teve o objetivo de integrar todos os idosos do município. Segundo ela, atualmente, Sobradinho dispõe de 10 grupos da Terceira Idade em diversos bairros e localidades do município, envolvendo aproximadamente 250 idosos, os quais participam de atividades, como: Hidroginástica, Informática, Teatro, Coral, Ginástica, Artesanato e Atividades Psicossociais. O Serviço tem como orientadora social Eliane Bohn Lazzari, que é a responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades e ações realizadas para esta faixa etária.
O prefeito Luiz Affonso Trevisan esteve presente e destacou a importância da realização de atividades de integração dos grupos da Terceira Idade. Conforme ele, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, ofertado pelo município, tem a finalidade de melhorar a socialização dos idosos, por meio de ações que promovam a saúde física, social e mental.