sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Reunião de equipe


Foi realizada REUNIÃO DE EQUIPE entre a gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social, técnicos (assistente social e psicólogos) e facilitadores de oficinas para o planejamento de ações e atividades voltadas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes do CRAS - meses de janeiro e fevereiro de 2018.

O planejamento é um processo cíclico e continuado, permitindo a constante realimentação de informações, suscitando novas propostas e soluções, conferindo assim dinamismo e aprimoramento às ações realizadas.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Grupo de Idosos Teia da Amizade

Ontem, dia 26/12/17, foi realizada uma confraternização para os idosos que participam do Grupo Teia da Amizade.

O grupo tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social. 

Os encontros do grupo acontecem nas terças-feiras (de forma quinzenal) onde são atendidos, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos pela equipe técnica do CRAS (assistente social e psicólogos).

Confraternizações PAIF


No mês de dezembro foram celebradas confraternizações dos grupos de famílias participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF - Emancipar).

O Serviço consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer a sua função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo e protetivo. 

Dentre as atividades de acompanhamento, são ofertados atendimentos particularizados, visitas domiciliares e grupos.

Os grupos acontecem tanto no CRAS (de forma semanal) quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Campestre, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário (de forma quinzenal).

Nos grupos são ofertadas atividades psicossociais (rodas de conversa orientados por assistente social e psicólogos) e atividades de artesanato com o intuito de geração de trabalho e renda.

O público atendido é de pessoas inscritas no Cadastro Único, do Programa Bolsa Família, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada - BPC e famílias em situação de vulnerabilidade social.