segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Interlocução entre PAIF e SCFV Idosos


No dia 23/09 foi realizado encontro entre os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, junto ao Lar do Idoso.
O objetivo desse encontro foi proporcionar espaço de reflexão e troca de experiências entre pessoas idosas e pessoas com deficiência e seus familiares.
Na oportunidade foram trabalhados alguns temas relacionados a preconceito, educação, superação de dificuldades e empoderamento.
O grupo foi facilitado por Psicólogos e Assistente Social do CRAS.

Cozinha Comunitária


Cozinha Comunitária do CRAS recebe utensílios para o desempenho de suas atividades.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes


Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no horário do almoço!

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
Dentre as diversas atividades oferecidas, citam-se as atividades psicossociais e também as oficinas de artesanato.
Durante os meses de agosto e setembro, os profissionais realizaram atividades com os grupos de idosos dos Bairros União e Rio Branco, através de rodas de conversa (facilitadas por psicólogo e assistente social) e também oficina de artesanato (orientada pela facilitadora de artes).

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens e Adultos – “Projeto Emancipar”


É ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do PAIF, sendo público alvo jovens (18 a 29 anos) e adultos (30 a 59 anos) beneficiários de programas de transferência de renda e famílias que estejam vivenciando vulnerabilidades sociais.
No Serviço são realizadas atividades de geração de renda, através de oficinas de artesanato, orientados pela facilitadora Eloísa Tolotti. Uma das últimas atividades realizadas foi a confecção de almofadas com fuxico.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV - Interior


Em agosto, a estagiária de Serviço Social Natali Vendrucollo Wendt iniciou o acompanhamento ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para mulheres da Linha Apolinário, interior do município.
O grupo, com 10 integrantes, acontece uma vez por mês, às quintas-feiras, às 14 horas e tem como tema: "Mulheres, cidadania e direitos sociais", tendo como objetivos:
• Realizar acolhimento e acompanhamento à mulheres do meio rural do município de Sobradinho-RS;
• Informar às mulheres sobre direitos sociais numa perspectiva de cidadania;
• Desenvolver um processo de convívio e de pertencimento, através do fortalecimento de vínculos e autonomia dos sujeitos;
• Oportunizar vivências que fomentem a autonomia das mulheres do âmbito rural.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF


Desde o mês de agosto de 2015 vem ocorrendo encontros de um dos grupos do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), objetivando atender as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e seus familiares, uma vez que as mesmas fazem parte do público prioritário de atendimento.
O grupo, coordenado por duas técnicas do Cras Nascer do Sol (Assistente Social e Psicóloga), acontece quinzenalmente, às quartas-feiras, 14 horas, junto ao Lar do Idoso em Sobradinho.
Os temas que estão sendo trabalhados são: Cadastro Único, BPC, direitos, acessibilidade, inclusão, preconceito, rede de apoio, família, entre outros.

Eleição para escolha dos Conselheiros Tutelares - Gestão 2016/2019


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Sobradinho informa que no dia 04 de outubro de 2015 (domingo) acontecerão as Eleições para os Conselheiros Tutelares do município.

Para votar, os eleitores deverão levar: título eleitoral e documento com foto.

Em Sobradinho, os eleitores poderão votar em apenas 01 (um) candidato.

Confira abaixo os locais de votação:






Coral do CRAS

Coral do CRAS Nascer do Sol realiza apresentação de canções gaúchas no saguão da Prefeitura de Sobradinho.




Tchê PETI

Grupo Tchê PETI, formado por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, realizaram diversas apresentações durante as comemorações da Semana Farroupilha. Parabéns a todos/as!