sexta-feira, 12 de maio de 2017

CMAS


Os membros do Conselho Municipal de Assistência Social se reuniram dia 09 de maio, na Prefeitura de Sobradinho, para posse dos novos conselheiros e eleição de presidente e vice-presidente para mandato de dois anos. A nova presidente é Rosiane Rode (conselheira titular representante da OSCIP Você Mulher) e a vice presidente é Ivanei Ribeiro (conselheira titular representante da Secretaria Municipal de Educação).

Na ocasião, a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural – ASCAR solicitou manutenção da inscrição da entidade junto ao conselho. O técnico Adriano Dreher apresentou relatório de ações socioassistenciais de 2016 e o plano de ação para 2017. Após sua explanação, o conselho deliberou pela manutenção da inscrição da entidade.

Em relação aos benefícios eventuais (cestas básicas, isenção do pagamento de documentação civil e auxílios), ficou decidido que a Secretaria de Assistência Social fará documento para fixar o número de benefícios que serão concedidos mensalmente, para posteriormente, o Conselho de Assistência Social emitir resolução regulamentando o limite de concessões mensais.

Também foram debatidas ações para a Campanha do Agasalho 2017, ficando acertado que a Secretaria Municipal de Assistência Social irá solicitar a colaboração das empresas e da população para a doação de cobertores e edredons, itens que serão de grande utilidade para amenizar os efeitos do inverno entre a população mais vulnerável do município. O Lions Clube também irá realizar campanha através da arrecadação e distribuição de roupas.

Foi tratado ainda sobre a Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para o dia 20 de junho no turno da tarde, sob o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social-SUAS”. Durante o evento, haverá um painel que abordará este tema, ministrado pela assistente social da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado, Carla Capitanio. Após serão discutidos os eixos da conferência e na plenária final, as deliberações serão apreciadas e votadas pelos delegados.

A próxima reunião do conselho ficou marcada para dia 06 de junho, às 13h30min, na Prefeitura de Sobradinho.