segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia do Cinema no PETI


Em alusão ao Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 05 de novembro, crianças e adolescentes do PETI participaram de roda de conversa sobre cinema, com a Facilitadora Pedagógica Cristiana Rodrigues Motta. Foi conversado sobre os vários tipos de filmes existentes: curtas e longas metragens, além dos publicitários. Também foi trabalhado com sucatas na construção de uma câmera filmadora, sendo que as crianças e adolescentes saíram pelas dependências do CRAS para fazerem filmagens. Após, realizaram relatos escritos sobre a atividade. 

Halloween do PETI


Em alusão ao Halloween, orientadora e facilitadores do PETI realizaram dois dias de atividades intensas juntamente com as crianças e adolescentes.

No primeiro dia, as crianças realizaram diversas brincadeiras: caracterização de múmia; teia de aranha (crianças passaram embaixo de linhas amarradas em classes e cadeiras); arremesso de abóbora; leitura de mão com a vidente; assistiram o filme “A casa mal assombrada”.

No segundo dia, crianças e facilitadores se fantasiaram para participarem da Festa de Halloween, em um ambiente todo decorado. Ressalta-se que a decoração foi feita, em sua maioria, com materiais recicláveis nas oficinas do PETI. A festa teve música, dança e lanche.    
Não esquecendo da cultura brasileira, no Dia das Bruxas, foi também comemorado o dia do personagem Saci Pererê, figura que surge como um ser maléfico, como brincalhão ou até mesmo como gracioso, sendo que a mitologia africana o transformou em negrinho que perdeu a perna lutando capoeira.