quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Projeto Aproxima


Aconteceu no dia 02 de outubro a 3ª Edição do Projeto Aproxima, no Bairro Medianeira. 

O objetivo do projeto é levar às comunidades do município de Sobradinho serviços de utilidade pública e informação à população, através de ações descentralizadas. 


Foram ofertados serviços de saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde e Lions Clube, atendimentos pela equipe do CRAS, além de cortes de cabelo.

Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -15/17 anos – PROJOVEM

Adolescentes do Projovem no desfile cívico

Atividades artísticas na Oficina de Artes com a Facilitadora Tânia Bolfe

Adolescentes do Projovem, juntamente com a Facilitadora Camila de Gaspari continuam desenvolvendo o projeto de uma horta orgânica, tendo como principal objetivo beneficiar famílias em situação de insegurança alimentar acompanhadas pelos serviços do CRAS. 
O projeto faz parte do Plano de Atuação Social dos coletivos do Projovem.

Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - 06/15 anos – PETI

Crianças desenvolvendo atividades artísticas na Oficina de Artes com a Facilitadora Tânia Bolfe

Atividades pedagógicas e artísticas com a Facilitadora Cristiana Motta

Atividades esportivas e de lazer com os Facilitadores Anaro e Felipe

Crianças receberam a visita da escoteira Dandara Luiza Motta, do Grupo de Escoteiros Aimoré de Sobradinho. Dandara realizou atividades de integração, recreação e explicou como funciona o grupo de escoteiros em Sobradinho 

Atividades de prevenção ao uso de drogas com orientação dos facilitadores do PETI e também sobre sexualidade e métodos contraceptivos com a Enfermeira Janete, da Secretaria de Saúde de Sobradinho. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

BPC NA ESCOLA

No dia 25 de setembro, foi realizado encontro com mães e/ou responsáveis por crianças e adolescentes, em idade escolar, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O objetivo dos encontros é promover a reflexão sobre os direitos e os cuidados necessários à pessoa com deficiência, acessibilidade e inclusão nos serviços disponíveis no CRAS, direito à transferência de renda (programa Bolsa Família), proporcionar a troca de experiências, expectativas e receios vivenciados pelos familiares/cuidadores de pessoas com deficiência, elencar a importância da inclusão social dessas pessoas, enfim, que os direitos civis, sociais, econômicos dos beneficiários sejam garantidos e que os familiares encontrem no grupo uma maneira de sentir-se assistida e ouvida.


O grupo é informativo e reflexivo, havendo mais dois encontros: dias 16/10 e 06/11, sendo organizado pela estagiária de Serviço Social Tainá Ruas e orientado pela Assistente Social Pâmela Endler.


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dia do Idoso

No dia 27 de setembro, foi realizada uma festa para comemorar o Dia do Idoso no município de Sobradinho. Os grupos da Melhor Idade foram recepcionados no CTG Galpão da Estância pela Gestora da Secretaria de Assistência Social Sara Wachholz, pela Coordenadora Vera Carlin e pelos técnicos do CRAS. Na ocasião, houve apresentação do Coral do CRAS, regido pela Professora Maria da Graça Bernardy. Após, foi servido um delicioso almoço para os presentes. No turno da tarde, houve escolha do Rei e Rainha da Terceira Idade, assim como também da Musa e Princesas da Terceira Idade. Também houve baile, ao som do Quarteto da Saudade.

EMANCIPAR/PAIF

Nos meses de agosto e setembro, foi realizada Oficina de almofadas de capitonê com as participantes do Grupo Emancipar/PAIF. Juntamente com as atividades manuais e de geração de renda, é desenvolvido o trabalho psicossocial com equipe técnica (psicólogos e assistentes sociais). Nesses dois meses, os técnicos abordaram, através de rodas de conversas e dinâmicas grupais, sobre o empoderamento das mulheres a partir do recebimento do benefício do Programa Bolsa Família. A equipe desenvolve tais atividades junto ao CRAS, com a participação de cerca de 80 mulheres, divididas em 4 grupos.