quinta-feira, 19 de julho de 2018

Parabéns a tod@s!


Comemoração dos aniversários do 1º Semestre das crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Reunião com presidentes dos grupos do SCFV para Idosos

Ocorreu na manhã de hoje (18/07/18), no CRAS, reunião com presidentes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos.
Na ocasião, foi debatido sobre as atividades que serão realizadas no 2º semestre do ano envolvendo os idosos. Entre estas atividades, cita-se: Projeto Conversando com a 3ª Idade sob orientação do psicólogo, Ciclo de palestras sobre Direito do Idoso e sobre Saúde do Idoso, 2ª Olimpíada da 3ª Idade, Festa em comemoração ao Dia do Idoso, entre outras.



Cantinho das Hortaliças - Horta do CRAS

O CRAS Nascer do Sol, com apoio e parceria da EMATER de Sobradinho, realiza o “Projeto da Horta Comunitária - Cantinho das Hortaliças"
O objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como acompanhamento de famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Dentre as atividades realizadas, citam-se:
- orientações com facilitadora da horta Amanda e com EMATER;
- orientações e rodas de conversa com a Assistente Social Pâmela;
- atividades práticas na horta.

Os encontros de orientação e prática ocorrem todas as segundas, no turno da manhã. Também é realizado um cronograma de atividades semanais, sendo estas divididas entre os participantes do projeto.


Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF/Grupo Emancipar consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de vínculos e promover acesso à direitos.
Constituem usuários do PAIF as famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade e risco social.
O Serviço oferta as seguintes atividades:
- Rodas de conversa em grupo, atendimentos particularizados e visitas domiciliares com assistente social;
- Busca ativa;
- Oficinas de geração de renda com facilitadora de artesanato;
- Encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Os grupos acontecem tanto no CRAS quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário.


Atividades com crianças do SCFV - Sementinha

Atividades lúdicas com as crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos até 6 anos - "Sementinha".
O Serviço atende em média 30 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos de idade, no turno inverso ao da Escola.
São ofertadas atividades lúdicas, através de brincadeiras, jogos dirigidos e atividades de convivência, lembrando que o objetivo do Serviço é o fortalecimento familiar e comunitário, com a atenção na família e no desenvolvimento socioafetivo.



terça-feira, 17 de julho de 2018

Atividades ofertadas nas Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes do CRAS

 OFICINA PEDAGÓGICA (facilitadora Alene) - atividades sobre reaproveitamento de alimentos, separação do lixo e também reconhecimento de qualidades e potencialidades (com participação da Psicóloga Graziela) 

OFICINA DE ARTES (facilitadora Dulci) - construção de porta caneta com sucatas



 OFICINA DE HORTA (facilitadora Amanda) - colheita de alface e temperos, construção de vasos com garrafas pet e caixas de leite para plantio de mudas



OFICINA DE ESPORTE E ARTES MARCIAIS (facilitadores Lucas e Clóvis)