sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nova Unidade do CRAS Volante

Dia 04/08/2011, foi realizada reunião na Bairro Baixada e inscrições para abertura de uma nova unidade do CRAS Volante. Esta unidade funcionará no espaço físico do Ginásio Baixadão e abrangerá a localidade do Bairro Baixada e Linha Carijinho.
Posted by Picasa

Reunião Pais PETI




 
No dia 04 de agosto, às 18h 30min, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Nascer doSol, foi realizada uma reunião com pais que possuem filhos no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Na ocasião, a Secretária de Assistência Social Lizélia Vieira deu boas vindas a todos os pais, e os técnicos Rodogério Bonorino (psicólogo) e Dariane Lorenzoni (assistente social), através de um vídeo relataram sobre o panorama do SUAS em Sobradinho e também sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família. Também realizaram uma dinâmica para ilustrar a importância da família.
A facilitadora de artes e auto-estima Danusa Rech realizou uma transformação no visual de duas mães, com o objetivo de demonstrar o trabalho que é realizado com as crianças na oficina.
O facilitador de música Alex Rosa proporcionou aos pais que demonstrassem seus talentos, através do canto de músicas de preferência.  
Também foi realizada uma linda exposição dos trabalhos realizados pelas crianças nas diversas oficinas oferecidas.
Após isso, foi servido um delicioso jantar para os pais.
Posted by Picasa

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Deliberações da V Conferência Municipal de Assistência Social

DELIBERAÇÕES POR SUB TEMAS: 

Subtemas

Propostas/Deliberações



Município


Estado


União

Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho do SUAS

1-

2-

3-

1. Aumento do percentual de recursos para a assistência social
2. Implantação do PCCS;
3. Capacitação permanente para todos os trabalhadores do SUAS;

1. Aumento do percentual de recursos para a assistência social
2. Implantação do PCCS;
3. Capacitação permanente para todos os trabalhadores do SUAS;


1. Pressão para aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) 431/2011, que destina 5% dos recursos do Orçamento da União Federal, Estados, DF e Municípios para custeio da Assistência Social.
2. Implantação do PCCS;
3. Ampliar categorias dos trabalhadores do SUAS

Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais

1-

2-

3-
1. Criar mais mecanismos de acolhimento para a pessoa idosa (abrigo);
2. Técnico de nível superior para outras políticas públicas;
3. Tornar o CRAS referência para as famílias;

1. Adesão ao SUAS;
2. Maior repasse de verbas e cumprimento de contratos e convênios;
3. Maior oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos
1. Diminuir a idade para concessão do BPC/Idoso (de 65 para 60 anos);

2. Incluir no SISCON como condicionalidade a freqüência dos beneficiários do PBFAM em projetos socioassistencias com caráter de trabalho e geração de renda

Fortalecimento da participação e do controle social



1-

2-

3-
1. Criar mais espaços de publicização das atividades da SMAS e CRAS, assim como também do CMAS;
2 Previsão de recursos  para a capacitação para conselheiros municipais
3. Criar espaço próprio para o funcionamento dos conselhos, assim como contratação de profissional específico (secretário/a);
1 Maior atuação dos conselhos estaduais junto aos conselhos municipais
2 Capacitação para conselheiros municipais;
3- Destinação de verba para os municípios criarem espaço próprio para o funcionamento dos conselhos, assim como contratação de profissional específico (secretário/a);
1 Ampliação do fundo a fundo;
2- Capacitação para conselheiros municipais;
3 Destinação de verba para os municípios criarem espaço próprio para o funcionamento dos conselhos, assim como contratação de profissional específico (secretário/a)

A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.


1-

2-

3-
1 Maior oferta de cursos, tendo como referência a cozinha comunitária;
2 Formar parcerias (Emater,SMA);
3 Criação de Restaurante comunitário regional
1 Fortalecimento da política de segurança alimentar;
2 Dar condições para que os municípios manejem a política de segurança alimentar
1 Aumentar o valor da renda per capta para o beneficiário do BPC
2 Criar novos postos de trabalho para inserir os beneficiários do Programa Bolsa Família no mercado de trabalho;
3. Fortalecimento da Política de Segurança Alimentar

V Conferência Municipal de Assistência Social

A Conferência Municipal de Assistência Social de Sobradinho, realizada dia 02 de agosto de 2011 na Câmara Municipal de Vereadores de Sobradinho reuniu cerca de 120 pessoas, representantes dos trabalhadores da política de Assistência Social, usuários dos serviços ofertados, representantes de Entidades não-governamentais ligadas à política de Assistência Social e Comunidade para debater o tema:
Avançando na consolidação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”. O Palestrante convidado, Mauro Alan Soares de Oliveira explanou sobre o tema, possibilitando aos presentes, uma maior compreensão sobre o SUAS e seus avanços e a importância dos trabalhadores na construção desta política pública.
 Na ocasião foram elencadas propostas para serem levadas a Conferência Estadual de Assistência Social e também eleitos os delegados que representarão o Município na Conferência Estadual, são eles:
Segmento Não Governamental: Titular: Teresinha Roseli  Ortiz Stecker ; Suplente: João Sadi Krug
Segmento Governamental: Titular: Renete Maria Menegazzi; Suplente: Janete de Souza
A Conferência foi avaliada como positiva pela Comissão Organizadora, pois possibilitou um amplo debate sobre o tema, mobilizando e chamando a Comunidade, para consolidar o Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Prefeito Municipal Júlio Miguel Nunes Vieira

Presidente CMAS Teresinha Roseli Ortiz Stecker

Secretária de Assistência Social Lizélia Becker Vieira

Palestrante Mauro Alan 

Público presente na V Conferência

Momentos da V Conferência


Grupo Coral da 3° Idade em apresentação na V Conferência.

A Secretaria de Assistência Social recebeu doações de agasalhos da Valecross, que realizou uma campanha interna para a arrecadação dos agasalhos. As doações foram entregues à Secretária Lizélia Becker Vieira pela Lidiane e Marcio. O apoio da sociedade civil é muito importante no desenvolvimento de ações às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial neste inverno que está sendo muito rigoroso, inclusive com precipitação de neve em nossa Cidade. A SMAS agradece o empenho dos parceiros da Loja Valecross.
Posted by Picasa
Notícias Secretaria de Assistência Social:

Nos dias 28 e 29 de julho, a Secretária de Assistência Social Lizélia Becker Vieira e a Assistente Social Dariane Lorenzoni participaram de Capacitação sobre “Sistemas de Gestão das Condicionalidades do Programa Bolsa Família”, no Auditório da sede da DPM (Delegações de Prefeituras Municipais), em Porto Alegre. Foram instrutores da capacitação Ana Paula Coimbra e Marcus Gulart.

_____________________________________


No dia 29 de julho, o Psicólogo Rodogério Bonorino e a Assistente Social Pâmela Endler participaram, em Porto Alegre, do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, cuja plenária de formação foi sobre o tema “Aprendizagem profissional para a juventude”.
O evento ocorreu no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

______________________________________

        
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Nascer do Sol convida a comunidade para participar do PROJETO EMANCIPAR, que abrirá novos grupos em 2 locais:
Bairro Baixada: As inscrições serão feitas no dia 04/08/2011 (quinta-feira), a partir das 14h, no Ginásio do Bairro Baixada.
Linha Apolinário: As inscrições serão realizadas no dia 08/08/2011 (segunda-feira), a partir das 13h 45min, na Antiga Escola Nossa Senhora Aparecida, Linha Apolinário.
O projeto é condicionalidade do Bolsa Família, e irá fornecer cursos de geração de renda, palestras, atendimento integrado a família, desenvolvimento pedagógico às crianças de 0 a 6 anos. Sua participação é de extrema importância.

_________________________________________________

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho convida os pais que possuem filhos no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) para participar de uma reunião, a ser realizada no dia 04 de agosto (quinta-feira) às 18h 30min, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na Rua Honório Luiz Guerreiro, 630. Na ocasião será servido um delicioso jantar para os pais.
Informamos que a reunião será SOMENTE para os pais ou responsáveis.
O ônibus começará a passar a partir das 18 horas, fazendo o mesmo roteiro de sempre.