quinta-feira, 27 de julho de 2017

Roda de conversa sobre sexualidade - SCFV para adolescentes


CRAS promoveu roda de conversa sobre sexualidade para adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV. Agradecemos a disponibilidade da Enfermeira Luciana Puhlmann e do Técnico de Enfermagem Gilson Bernardy.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)


O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) tem como objetivo apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Atualmente, os encontros do Projeto Emancipar - PAIF ocorrem no CRAS, no bairro Peões e também em comunidades do interior (Linha Campos, Linha Apolinário, Campestre, Vila Gramado).

O atendimento às famílias acontece através de rodas de conversa com orientações e estímulo a geração de renda, visitas domiciliares e encaminhamento a outros serviços e políticas públicas do município.

O Serviço conta com equipe formada por assistente social, psicólogos e facilitadora de artes. Agentes Comunitários de Saúde também auxiliam a equipe na busca ativa das famílias.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Horta Comunitária do CRAS


O CRAS Nascer do Sol de Sobradinho em parceria com o Escritório Municipal da EMATER implantou o “Projeto da Horta Comunitária”, que tem como objetivo nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como o acompanhamento de famílias, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. Além de atividades práticas com o facilitador Diego da Silva, os participantes também recebem orientações, através da realização de rodas de conversa com assistente social e psicólogo do CRAS. 

Nesta segunda-feira (24/07/17), o representante da Associação dos Fumicultores do Brasil, Marco Salvati, fez a entrega de ferramentas− doadas pela AFUBRA−, para as atividades práticas na horta, como forma de facilitar o manejo e viabilizar o andamento do cronograma planejado. As atividades na horta ocorrem em segundas-feiras no turno da tarde e contam, atualmente, com 15 participantes. Já a equipe se reúne quinzenalmente para planejamento e avaliação das ações.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Saionara Soder, além de oferecer a oportunidade de cultivar e consumir alimentos orgânicos e saudáveis, a horta comunitária estimula a educação alimentar e ambiental, e ainda funciona como um grupo de convivência e cooperação fortalecendo vínculos sociais e de amizade entre os participantes. Ela agradece a AFUBRA pela doação do material que tornará possível alguns dos objetivos estabelecidos pelo projeto.