quinta-feira, 2 de junho de 2016

Capacitação e Intersetorialidade

No dia 01/06/2016, as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social de Sobradinho promoveram, no CRAS “Nascer do Sol”, uma capacitação voltada para servidores que atuam nos serviços do CRAS e para professores que atuam junto às oficinas nas Escolas com Educação Integral, sendo que esta atividade integra o ciclo de formação continuada para as equipes.
Na ocasião, a Pedagoga Daniela Mirele Pereira realizou roda de conversa sobre a relevância dos projetos sociais para o acompanhamento de crianças e adolescentes em turno integral, assim como também sobre a importância da escuta, do diálogo e da afetividade no atendimento a esse público.
A articulação de ações entre as Secretarias de Assistência Social e Educação fortalece o diálogo intersetorial, resultando na melhoria dos serviços ofertados, por meio de diferentes formas de aprendizagem, de construção do conhecimento e de formação cidadã.
Estiveram presentes o Secretário de Assistência Social, Senhor Natalino Wiedenhoft e o Secretário de Educação, Senhor Ivan Trevisan.


Idosos em ação


Participantes do grupo "Teia da Amizade", atendidos no CRAS através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos em articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF.

SCFV para Idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
Dentre as diversas atividades oferecidas, citam-se as atividades psicossociais e também as oficinas de artesanato.
Durante o mês de MAIO, os profissionais realizaram atividades com os grupos de idosos dos Bairros Medianeira e Maieron, através de RODAS DE CONVERSA (sobre percepção da passagem do tempo e organização da rotina, facilitadas por psicólogo e assistente social) e também OFICINA DE ARTESANATO (onde foi confeccionado um relógio em MDF, orientada pela facilitadora de artes).


Reuniões de Equipe


Mensalmente são realizadas reuniões de equipe no CRAS com o objetivo de planejar ações e atividades.
No mês de maio foi realizada reunião da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV para crianças e adolescentes do CRAS.
Também foi realizada reunião da Rede de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente formada pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, APAE e Conselho Tutelar. As reuniões da Rede estão previstas para ocorrerem na segunda 2ª feira de cada mês, a partir das 8h 30min, conforme calendário abaixo:
Junho - 13/06
Julho - 11/07
Agosto - 08/08
Setembro - 12/09
Outubro - 10/10
Novembro - 14/11
Dezembro - 12/12

II SEMINÁRIO SOBRE QUESTÕES VOLTADAS AO ENVELHECIMENTO

No dia 07 de abril, na Câmara de Vereadores, aconteceu o II Seminário sobre Questões Voltadas ao Envelhecimento no Centro Serra, organizado pela Secretaria de Assistência Social de Sobradinho através do CRAS Nascer do Sol.

O evento fez parte da programação da 16ª Festa Estadual do Feijão e contou com um bom número de participantes de Sobradinho e Região, dentre eles, idosos, autoridades e trabalhadores da assistência social, saúde e sociedade civil em geral.











Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Escrivã de Polícia Scheila Weber realizou roda de conversa com crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, ainda em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido no dia 18 de maio.


Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio, o CRAS “Nascer do Sol” de Sobradinho promoveu oficinas e panfletagem de conscientização na Praça Três de Dezembro, além da distribuição de material informativo nas repartições públicas municipais

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes