quinta-feira, 31 de março de 2016

Grupo Teia da Amizade


Na segunda quinzena do mês de março, participantes do grupo "Teia da Amizade" - atendidos através do SCFV para Idosos - se reuniram no CRAS para realização de atividades. Foi promovida roda de conversa sobre “Saúde e qualidade de vida” com a Enfermeira da Secretaria de Saúde Cíntia Monteiro Bugs. Os encontros do grupo acontecem de forma quinzenal.

SCFV para Idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social. 

Dentre as diversas atividades oferecidas, citam-se as atividades psicossociais e também as oficinas de artesanato.

Durante o mês de março, os profissionais realizaram atividades com os grupos de idosos dos Bairros União e Rio Branco, através de RODAS DE CONVERSA (sobre percepção da passagem do tempo e organização da rotina,  facilitadas por psicólogo e assistente social) e também OFICINA DE ARTESANATO (onde foi confeccionado um relógio em MDF, orientada pela facilitadora de artes).


Reuniões de Equipe


Periodicamente, são realizadas reuniões de equipe no CRAS para o planejamento de ações e atividades. A valorização dos trabalhadores, a estruturação de condições institucionais de trabalho e implementação sistemática de ações de formação e capacitação potencializam a efetivação e a qualidade do SUAS.


terça-feira, 29 de março de 2016

II SEMINÁRIO SOBRE QUESTÕES VOLTADAS AO ENVELHECIMENTO


Está marcado para o dia 07 de abril, na Câmara de Vereadores, o IIº Seminário sobre Questões Voltadas ao Envelhecimento no Centro Serra, organizado pela Secretaria de Assistência Social de Sobradinho através do CRAS Nascer do Sol.
O evento, a partir das 8 horas, faz parte da programação da 16ª Festa Estadual do Feijão. Estão previstas cinco palestras durante o Seminário: 

1 - “Universidade, Extensão e Envelhecimento Criando Redes de Apoio” com o Doutor Marco Aurélio Acosta; 
2 - “Compreendendo os Aspectos Psicológicos do Envelhecimento Humano” com a psicóloga do CRAS de Sinimbu, Isabel Vargas Wtczak; 
3 - “Legalizando o Fundo Municipal do Idoso”, com a vereadora e enfermeira de Jaguari, Cátia Siqueira; 
4 - “Centro Dia – Desafios e Implantação” com a secretária municipal de Políticas Públicas do Idoso de Bagé, Silvana Kinczel Caetano e 
5 - “Conselho do Idoso: legalização” a cargo da Doutora Rosane Brochier Kist – assistente social, pesquisadora da UNISC e Conselheira do Conselho Estadual da Pessoa Idosa.

Abaixo, folder do evento. PARTICIPE!!!