quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Capacitação e Aprendizado!


Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS estão participando de Curso de Informática no Instituto Mix de Sobradinho, que disponibilizou vagas para que os jovens possam se capacitar e se preparar para o mundo do trabalho. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens e Adultos – “Projeto Emancipar”


É ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do PAIF, sendo público alvo jovens (18 a 29 anos) e adultos (30 a 59 anos) beneficiários de programas de transferência de renda e famílias que estejam vivenciando vulnerabilidades sociais.

No Serviço são realizadas atividades de geração de renda, através de oficinas de artesanato, orientados pela facilitadora Eloísa Tolotti. 

Uma das atividades realizadas foi a confecção de edredons, sendo que cada participante confeccionou dois edredons, um para si e outro para doação, como forma de exercício da solidariedade e cidadania.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Crianças e adolescentes da Oficina de Karatê do CRAS na 2ª Copa Chute nas Drogas de Karatê Interestilos


No dia 30 de agosto foi realizado no município de Doutor Maurício Ricardo, a 2ª Copa Chute nas Drogas de karatê Interestilos. O evento foi organizado pela Fkirs (Federação de Karatê Interestilo do RS) e pelo CRAS de Doutor Maurício Ricardo.
Crianças e adolescentes que participam da Oficina de Karatê com o Facilitador Gilberto Pedroso representaram o CRAS Nascer do Sol no evento e trouxeram medalhas para o município.
- Adrien Nunes Rezende (Campeão em Kumitê - luta);
- Luciana de Oliveira da Silva (Campeã em Kumitê - luta);
- Évelin Nunes Rezende (2º lugar em Kumitê - luta);
- Andressa de Oliveira (2º lugar em Kumitê - luta);
- Tainá Borges Franco (2º lugar em Kumitê - luta);
- Émili dos Santos Borges (saiu da competição por lesão).

As crianças/adolescentes também participaram do "Programa Quadro Geral", da Rádio Sobradinho para falar sobre o evento e as vitórias conquistadas.
Parabéns aos nossos atletas!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

PAIF

No mês de agosto de 2015, iniciou um novo grupo do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), objetivando atender as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e seus familiares, uma vez que as mesmas fazem parte do público prioritário de atendimento.

O grupo, coordenado por duas técnicas do Cras Nascer do Sol (Assistente Social e Psicóloga),  acontecerá quinzenalmente, às quartas-feiras, 14 horas, junto ao Lar do Idoso em Sobradinho.


Os temas trabalhados serão: Cadastro Único, BPC, direitos, acessibilidade, inclusão, preconceito, rede de apoio, família, entre outros.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos


Também em agosto, um novo grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos teve início, com os seguintes objetivos:

- Criar espaços de convívio com idosos em situação de vulnerabilidade social;
- Informar os idosos sobre direitos socioassistenciais desenvolvidos na rede de políticas públicas do município;
- Desenvolver um processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário;
- Acompanhar e encaminhar os idosos integrando – os em serviços da rede de proteção social do município.


O grupo, com 15 integrantes, é coordenado por dois técnicos do Cras Nascer do Sol (Assistente Social e Psicólogo) e também pela Estagiária de Serviço Social Dienefer Fagundes  e acontecerá quinzenalmente, às terças - feiras, 9 horas, junto ao CRAS. 

É disponibilizado transporte até o CRAS para que os idosos participem das atividades.