quinta-feira, 3 de abril de 2014

Caravana da Inclusão

A Caravana da Inclusão do RS Mais Igual esteve nesta quarta-feira, dia 02/04, no município de Sobradinho para anunciar o direito a uma renda mínima e oportunidades profissionais, através do Pronatec, para famílias que vivem em extrema pobreza na região e passarão a receber a complementação na renda que o Programa oferece.
Aproximadamente 160 famílias de Sobradinho com renda inferior a R$ 70,00 per capita e que possuem filhos de até 06 anos de idade serão beneficiadas pelo Programa RS Mais Igual.
Por meio do Programa, o Governo do Rio Grande do Sul está garantindo aos beneficiários do Programa Bolsa Família uma renda mensal de R$ 100,00 por pessoa da família e acesso à qualificação profissional, através do Pronatec.

Estiveram presentes no evento beneficiários dos municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo e Tunas.

Encontro Regional Sul do CONGEMAS



A Secretária de Assistência Social Sara Wachholz e as Assistentes Sociais Dariane Lorenzoni e Pâmela Endler participaram, nos dias 27 e 28 de março, do Encontro Regional Sul do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), que aconteceu em Porto Alegre, no Salão de Atos da PUCRS. O Encontro teve como tema: “Avaliando o SUAS: um olhar sobre a gestão dos entes federados”.



Na ocasião, o Coral do CRAS “Nascer do Sol”, formado com participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e também do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), realizou apresentação do Pot-pourri: Retrato do Brasil com arranjo de José Gregory e adaptação para o grupo pela regente Maria da Graça Lazzari Bernardy.

MUSA REGIONAL DA 3ª IDADE


No dia 30 de março, aconteceu no município de Ibarama, durante a 4ª FEMICI (Festa Estadual do Milho Crioulo), a Escolha da Musa Regional da 3ª Idade.

O município de Sobradinho foi representado pela Sra. Vilma Schlemmer, do grupo de idosos Calêndula (Linha Quinca).


 A Secretaria de Assistência Social e o CRAS Nascer do Sol de Sobradinho agradecem a participação de Dona Vilma e de sua torcida, que tão bem representaram nosso município.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos


Estão sendo realizados encontros semanais com idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No município, existem 9 grupos de idosos, que se reúnem nos diversos bairros para a realização de atividades de convivência.

No mês de março, grupos de idosos dos bairros Rio Branco e União reuniram-se com a facilitadora Naiéli Carlotto para oficina de artesanato (confecção de puffs com garrafas pet).

Já nos grupos do bairro Vera Cruz e localidade de Linha Herval, os técnicos do CRAS Rodogério Bonorino (Psicólogo) e Pâmela Endler (Assistente Social) realizaram atividade psicossocial com os idosos, dando continuidade ao Projeto “Conversando com a 3ª idade”, que tem como finalidade possibilitar um espaço de discussão e reflexão acerca de temas relativos ao envelhecimento.


O objetivo é a realização de oficinas e do Projeto “Conversando com a 3ª Idade” em todos os 9 grupos.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)


Usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ofertado através do Projeto Emancipar, estão participando de oficina de bolsa (com uso de retalhos de calças jeans e patch aplique), com auxílio das facilitadoras Liara de Oliveira e Jocelaine Lazzari.

As atividades artesanais e manuais aprendidas possibilitam que as participantes gerem renda e consigam diminuir a situação de vulnerabilidade econômica da família.

Também são realizadas atividades psicossociais com as técnicas do CRAS Giansqui de Oliveira (Psicóloga), Dariane Lorenzoni e Pâmela Endler (Assistentes Sociais).

Atualmente, o serviço atende cerca de 80 mulheres, divididas em 4 grupos, sendo que os encontros acontecem de segunda a quinta, no turno da tarde, no CRAS Nascer do Sol.


Além disso, são ofertadas oficinas de artesanato, orientadas pela facilitadora Lenise Calheiro, para mulheres que residem no interior do município (Linha Brasileira, Linha Rubert, Campestre e Arroio Pilão).

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 6 anos, ofertado através do Projeto Sementinha


O Serviço é voltado à crianças de 04 a 06 anos, cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda e que vivenciam situação de vulnerabilidade social e fragilização de vínculos familiares e comunitários.

O principal objetivo do Serviço é a complementação das ações de proteção e o desenvolvimento das crianças, buscando desenvolver atividades de convivência, estabelecimento e fortalecimento de vínculos e socialização, centradas na brincadeira.


No Serviço são atendidas 33 crianças, sendo que as atividadeso realizadas de segunda a quarta-feira no turno inverso da escola, tendo como Orientadora Social Cristiana Motta.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 15 anos, ofertado através do PETI

Oficina Pedagógica

Na Oficina de Artes, foram realizadas atividades em alusão a Festa do Feijão e também à Páscoa, orientadas pelas facilitadoras Naiéli e Bibiana.

Oficina de Auto-Estima

Horta do CRAS