quinta-feira, 14 de julho de 2011

Aprovada a criação do Sistema Único de Assistência Social

Em votação simbólica na noite desta quarta-feira (8), os senadores aprovaram projeto de autoria do Poder Executivo que institui o Sistema Único de Assistência Social (Suas). O projeto segue para sanção presidencial.

O projeto foi relatado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o PLC 189/10 teve a relatoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). E na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) teve o relatório favorável da senadora Ana Rita (PT-ES). Ela, que é assistente social, saudou a aprovação da matéria em Plenário.

      O projeto, de autoria do Executivo e que passou por várias comissões e pelos plenários da Câmara e do Senado, segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Fonte: Portal de Notícias do Senado Federal - Gorette Brandão e Augusto Castro / Agência Senado
http://www.mds.gov.br/cnas/noticias/aprovada-a-criacao-do-sistema-unico-de-assistencia-social 

V Conferência Municipal de Assistência Social

A V Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Sobradinho irá acontecer dia 02 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Sobradinho, a partir das 08 horas, conforme Resolução do CMAS.

Resolução no 08/2011

Dispõe sobre a V Conferência Municipal de Assistência Social e dá outras providências.

                                           
O Conselho Municipal de Assistência Social de Sobradinho, nos uso de suas atribuições legais, que lhe confere a Lei Municipal n° 2117, de 23.03.01, alterada pela Lei Municipal n° 2568 de 15.07.05 e considerando:
A Resolução n° 07, de 21 de fevereiro de 2011 do CNAS,

Resolve:

Art. 1.º Convocar a V Conferência Municipal de Assistência Social com o objetivo de avaliar a Política Publica de Assistência Social e definir diretrizes e prioridades para a sua implementação.

Art. 2.º A Conferência Municipal de Assistência Social realizar-se-á no dia 02  de agosto de 2011, na Câmara Municipal de Vereadores

Art. 3.º O evento terá como tema geral, conforme definição do Conselho Nacional de Assistência Social/CNAS  “Avançando na consolidação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”.

Art. 4.º Os delegados da Conferência Municipal de Assistência Social serão eleitos  entre os delegados presentes, por ocasião da Plenária Final.

Art. 5.º Para a organização e realização do evento fica instituído, sob a coordenação da Presidente do Conselho, o grupo de trabalho com a seguinte composição:
04 Representantes do CMAS
03 Representantes da SMAS

Art. 6.º Caberá ao Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio Secretaria Municipal de Assistência Social, a adoção das providências necessárias ao cumprimento desta Portaria.

Art. 7.º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Sobradinho, 11 de julho de 2011.


 Teresinha Roseli Ortiz Stecker
Presidente CMAS



Casa Regional da Criança

No dia 13 de julho, os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e as cuidadoras da Casa REgional da Criança "São Nicolau", estiveram reunidos a fim de realizarem trocas sobre as atividades desenvolvidas e o trabalho executado na Casa. O tema abordado neste encontro foi "Motivação", sendo utilizada dinâmica grupal para facilitar a discussão entre a equipe.
Tais reuniões acontecem mensalmente com o objetivo de os técnicos e cuidadores estarem em capacitação permanente discutindo casos, funcionamento da casa, relacionamento entre equipe e a rede socioassistencial.