sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Reunião com INSS

Na manhã do dia 29/08/2017 estiveram reunidos, no CRAS de Sobradinho, a Assistente Social do INSS Juliane Neumann, assistentes sociais e psicólogos da Região para uma reunião sobre auxílio doença, auxílio maternidade e Benefício de Prestação Continuada - BPC. 

As reuniões com o INSS têm o objetivo de trocar informações para melhor orientar os usuários sobre seus direitos e também sistematizar um constante diálogo entre os atores da Seguridade Social.

Visitas domiciliares para coleta de dados de inclusão e/ou atualização cadastral - CADÚNICO

A entrevistadora e cadastradora do CadÚnico Eduarda Maia, juntamente com a Assistente Social Pâmela Endler, têm realizado visitas domiciliares para coleta de dados de inclusão e/ou atualização cadastral, conforme prevê a Portaria nº 177 da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania/Senarc (16/06/2011).

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras informações.

Podem se inscrever no Cadastro Único famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, ou famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Reunião Regional sobre Ações Estratégicas do PETI


O prefeito de Sobradinho, Luiz Affonso Trevisan, participou em Arroio do Tigre de um encontro de gestores e técnicos, com a finalidade de debater os diagnósticos municipais sobre trabalho infantil apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), visando à implementação e desenvolvimento de ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

Trevisan destaca a importância do evento, que possibilitou aos gestores analisar e contextualizar as principais informações sobre o trabalho infantil numa perspectiva intersetorial. Conforme ele, a partir desta análise da realidade local, o poder público terá aporte para indicar algumas ações em cada eixo de atuação e com isso promover a erradicação do trabalho infantil.

Do município de Sobradinho também participaram do encontro: a secretária de Assistência Social, Saionara Soder; o secretário de Educação Ivan Trevisan; a coordenadora da Secretaria de Educação, Catiéle Bonelli; a diretora social, Patrícia Kegler e o psicólogo Rodogério Bonorino.

O evento foi uma parceria da Organização Internacional do Trabalho - OIT, representada pela coordenadora do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil, Maria Claudia Falcão e pela consultora Isabel Silva; Ministério do Desenvolvimento Social no ato representado pela coordenadora de Medidas Socioeducativas e Programas Intersetoriais, Maria Yvelônia Barbosa; Empresa JTI, representada pelo gerente de Assuntos Regulatórios, Eduardo Jardim e Graciela Lunardi da Winrock.

Reunião com Presidentes dos Grupos de Terceira Idade


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho promoveu dia 30/08/17, no auditório do Polo de Educação à Distância, encontro com as presidentes dos grupos da Terceira Idade do município. 

Na ocasião, houve palestra abordando “Motivação e Liderança”, ministrada pelas professoras Bety Lazzari e Denise Skolaude. O evento contou com a presença da secretária Saionara Soder e da assistente social Pâmela Edtt Endler.

Durante o encontro também foi tratado sobre a participação dos grupos no Desfile Cívico de 7 de Setembro e dado início a organização da Festa do Idoso, marcada para o dia 29 de setembro, no Parque da FEJÃO, quando ocorrerá a primeira edição da Olimpíada da Terceira Idade de Sobradinho. 

Após a reunião foi servido um coquetel aos participantes.

Reforma, ampliação e cercamento do prédio do CRAS

A Prefeitura de Sobradinho encaminhou para a Caixa Econômica Federal de Santa Maria o projeto de reforma, ampliação e cercamento do prédio do CRAS “Nascer do Sol”, do Bairro Vera Cruz.

Conforme a secretária de Assistência Social, Saionara Soder, após a análise da equipe técnica da Caixa Federal, a administração municipal será autorizada a abrir licitação para execução das obras.

No local, serão investidos R$ 255.815,00, sendo deste valor R$ 250.000,00 liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e o restante de contrapartida municipal.

O prefeito Luiz Affonso Trevisan destaca que a melhoria da estrutura do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS proporcionará mais conforto às famílias que participam dos grupos e serviços de fortalecimento de vínculos ofertados no local.