segunda-feira, 18 de junho de 2012

Esporte e Lazer na 3ª Idade

Atividade lúdica com a 3ª Idade, realizada na Praça 07 de Setembro.



Unidades Habitacionais Bairro Pinhal

Trabalho social realizado com as famílias que serão beneficiadas com 15 unidades habitacionais, no Bairro Pinhal.
É realizado um trabalho sistemático pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Obras e Urbanismo.




Artes/artesanato na 3ª Idade

Oficinas de artes/artesanato oferecidas nas unidades volantes do CRAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos. Na ocasião oficina de decoupage  ministrada pela facilitadora Jocelaine.




Curso de Roupas Íntimas

Foi realizado nos dias 11 à 15 de junho, curso profissionalizante de confecção de roupas íntimas femininas e masculinas, com duração de 40 horas.
O curso foi ministrado para mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, atendidas pelo CRAS/PAIF, e coordenado pela Instrutora Eleni Bertolo e auxílio da Facilitadora de corte e costura Liane.
O curso proporcionou ainda noções de modelagem e aproveitamento de roupas.
A formatura foi realizada dia 15, com entrega de certificados às participantes.









Auto estima

Atividade da Oficina de auto estima, oferecida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, através do PETI.
Esta oficina tem como objetivo promover a auto estima, os cuidados consigo e no ambiente em que se vive. 
Na ocasião, o Centro de Beleza Elinara ofertou cortes de cabelo.




Oficina de Pintura em Tela

Trabalhos desenvolvidos no curso de pintura em tela, desenvolvido na unidade volante do CRAS.


Capacitação da Equipe de Trabalhadores do SUAS

As equipes da Secretaria de Assistência Social e do CRAS Nascer do Sol estiveram reunidas nos dias 11 e 12 de junho, no auditório do CRAS, situado junto a Rua Honorio Luiz Guerreiro, no Bairro Vera Cruz, participando de uma capacitação com a Advogada, especialista em Direito Público e consultora em política de assistência social, Ana Paula Coimbra Rodrigues.
 Esta capacitação aconteceu em razão da política de formação dos trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Foram tratados entre os assuntos, a conceituação do SUAS, competências do Centro de Referência em Assistência Social, o perfil da equipe, além de ser discutida também a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais que traz consigo a caracterização dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre eles o Serviço de Proteção integral a família, Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e o srviço de atendimento no domicilio para pessoas co deficiência e idosos. Também conceituou o Programa Bolsa Família, seus beneficiários, os Benefícios, Condicionalidades do Programa e o ìndice de Gestão Descentralizada. Explanou também sobre o PROJOVEM adolescente, o Benefício de Prestação Continuada e o Beneficio de Prestação Eventual e para finalizar trouxe a discussão a questão do Controle Social no SUAS, bem como as responsabilidades dos Conselhos Municipais de Direitos, em especial o de Assistência Social.






Famílias recebem doações da Campanha do Agasalho


A Campanha do Agasalho “Coração Solidário” 2012 de Sobradinho, que arrecadou mais de 5 mil peças, irá aquecer o lar de muitas famílias. A distribuição das peças ocorreu nos dias 5 e 6 de junho, no prédio 2 da Prefeitura. Este ano a equipe de Serviço Social realizou visitas às famílias, avaliou as situações e distribuiu fichas às mais necessitadas. A observação in loco serviu para a identificar situações de maior vulnerabilidade e priorizar o atendimento, inclusive às famílias do interior.
Na manhã de terça-feira, mais de 70 famílias foram atendidas e na parte da tarde outras 25. Durante a manhã de quarta-feira foram atendidas as demais famílias que possuíam fichas e à tarde as famílias sem fichas. Além de roupas e calçados, as pessoas receberam também um cobertor, bem como alguns brinquedos e colchões. A estimativa é que sejam beneficiadas nesta campanha de 200 a 250 famílias. As peças eram de livre escolha para cada um. A equipe da Assistência Social agradece a todos que colaboraram e que quem ainda deseja participar  pode procurar a Secretaria para contato.
Fonte: Fonte: Gazeta da Serra/Aline Silva

Fotos: SMAS

Dia do Desafio no PETI


O Dia do Desafio realizado no dia 30 de maio de 2012, mobilizou os projetos sociais no CRAS.
Além da 3° Idade, os projetos PETI  e ProJovem também realizaram atividades em alusão ao Dia do Desafio.
Sobradinho venceu, com um percentual de 47,54 % de participação, a Cidade de Bella Unión da Província de Artigas, no Uruguai, que obteve 38,99% de participação da população.