quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Intersetorialidade no acompanhamento de famílias


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo, em parceria com o CRAS Nascer do Sol de Sobradinho, promoveu terça-feira (04/10/16) reunião com pais ou responsáveis por alunos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Na ocasião, estiveram presentes a Coordenadora do CRAS e Operadora do Cadastro Único, Vanessa Maia Ullrich e a Assistente social do CRAS Pâmela Edtt Endler que, juntamente com a equipe diretiva da escola, orientaram os pais sobre a importância de garantir a frequência escolar de seus filhos, explicaram como funciona o Sistema Presença do MEC e também apresentaram serviços, programas e benefícios ofertados pelo CRAS, as condicionalidades do Programa Bolsa Família e o fundamental controle que os pais devem ter com relação a frequência escolar dos filhos.
A Escola Espírito Santo está desenvolvendo o projeto “Cooperação” onde uma das ações é criar estratégias para sanar a evasão dos alunos e aumentar a frequência escolar com atividades cooperativas em parceria com o Serviço Social e as famílias.

Oficinas do SCFV para crianças e adolescentes



Oficinas de horta, esporte/lazer e karatê para crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV 
<3 span="">

terça-feira, 4 de outubro de 2016

145º Fórum Permanente da Politica Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades

O município de Sobradinho sediou, no dia 30 de setembro, o 145º Fórum Permanente da Politica Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, promovido pela FADERS.
O objetivo do Fórum foi propor, articular, coordenar e promover em conjunto com a sociedade a implantação de politicas públicas que garantam a cidadania das pessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades.
O evento reuniu nove municípios do Centro Serra para elaboração do diagnóstico regional da acessibilidade e inclusão e para debater as politicas públicas inclusivas.
Na abertura, houve apresentação dos alunos da APAE de Sobradinho. Durante a programação ocorreram quatro oficinas temáticas:
1 - Politicas Públicas para Altas Habilidades; 
2 - Conselho Estadual e Comitê Gestor; 
3 - Implementação da Lei Brasileira de Inclusão e o Legislativo Acessível;
4 - Passe Livre.

Entre as autoridades presentes esteve o presidente da FADERS no Rio Grande do Sul, Roque Bakof; Secretário de Assistência Social de Sobradinho, Natalino Wiedenhoft; representantes do Ministério Público, da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual de Educação.




segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Cadastro Único de Programas Sociais

O QUE É?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza famílias para participar de programas sociais nas três esferas do governo (municipal, estadual e federal)


QUEM PODE FAZER?
Famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.


PARA QUE SERVE?
  1. Inclusão em programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família;
  2. Inclusão em outros programas sociais, como por exemplo:
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Tarifa Social da Energia;
  • Isenção de taxa em Concursos Públicos e Vestibulares;
  • Desconto na contribuição previdenciária para donas de casa;

ONDE FAZER O CADASTRO?
O Cadastro deve ser feito no CRAS Nascer do Sol
Rua Honório Luiz Guerreiro, 630 (prédio ao lado do Pólo Regional de Educação) 
de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- Documentos pessoais de todos os integrantes da família (Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento);
- Comprovante de Residência (Conta de Luz); 
- Comprovante de Renda (Carteira de Trabalho, Contra-cheque, DAP, bloco de produtor).