terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ATIVIDADE PSICOSSOCIAL - "PROJETO EMANCIPAR"

Como encerramento da Atividade Psicossocial do grupo EMANCIPAR, foi realizada nos meses de novembro e dezembro, a dinâmica “colcha de retalhos”, objetivando registrar a história de vida das integrantes a fim de resgatar a autoestima, melhorar o vínculo interpessoal, fortalecer os vínculos comunitários e estimular o respeito a diversidade.
A atividade foi dividida em 6 etapas: as quatro primeiras consistiu no registro em cada retalho de um momento da vida de cada participante (primeira semana - momentos da infância; segunda semana - momentos felizes; terceira semana - momentos tristes e quarta semana - expectativas e projetos de vida). Concluída estas etapas, cada participante realizou a costura de seus retalhos, formando a história de vida individual; ao final, foi realizada a costura coletiva, formando a colha de retalhos do grupo e a troca de vivências.




SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) - "PROJETO EMANCIPAR"

Na última semana do mês de dezembro, foi realizada confraternização de Natal com as participantes do Projeto Emancipar. Na oportunidade, foi realizado amigo secreto e avaliação das atividades realizadas ao longo do ano.


Reunião - "Projeto Sementinha"

No dia 17/12/2014 foi realizada confraternização com pais e/ou responsáveis de crianças que participam do "Projeto Sementinha" (SCFV 3 - 5 anos). 

Na ocasião, houve apresentação de teatro natalino encenado pelas crianças, entrega de presentes e um delicioso jantar.


Reunião do SCFV (crianças e adolescentes 6 - 15 anos/15 - 17 anos)

No dia 17/12/2014 foi realizada Reunião com pais e/ou responsáveis de crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência do CRAS.
Na ocasião, a Secretária de Assistência Social Sara Wachholz deu boas vindas, mencionando sobre a importância da família se fazer presente nesses momentos de troca e confraternização. A Orientadora Social Elis Vendruscolo realizou avaliação do Serviço juntamente com os presentes e também relatou sobre algumas ações que serão realizadas no ano de 2015.
Houve apresentação do coral, momento em que as crianças encantaram os pais e/ou responsáveis. Com a presença do Papai Noel e distribuição de presentes e guloseimas para as crianças, a reunião foi encerrada.



Momentos de lazer, diversão e confraternização!

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, juntamente com Orientadora Social e facilitadores do CRAS realizaram viagem para o Parque das Tuias, no município de Fontoura Xavier-RS.
Em outro momento, também foi realizada confraternização no balneário Curva do Rio, em Sobradinho-RS.



Natal Solidário

O Grupo Escoteiro Aimoré de Sobradinho-RS realizou Natal Solidário com a participação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. Foi uma tarde de muitas brincadeiras, aprendizagem, diversão, solidariedade (doação de brinquedos) e troca de experiências.


Reunião de Avaliação

No mês de dezembro, houve reunião com as Presidentes dos Grupos de 3ª Idade para avaliação das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, realizadas durante o ano de 2014. 

Também se aproveitou o momento para planejamento de algumas ações para o ano de 2015.


ATIVIDADES PSICOSSOCIAIS E ARTESANAIS - SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS

No segundo semestre do presente ano foram realizadas atividades psicossociais, através do projeto “Conversando com a Terceira Idade”, nos grupos de 3ª Idade do município. Através das atividades facilitadas pelo psicólogo e pela assistente social é possibilitado aos participantes um espaço de diálogo e reflexão sobre assuntos característicos da terceira idade, sendo que o tema trabalhado nos grupos foi FAMÍLIA (importância da família, relações familiares, diferentes modelos e configurações familiares, questões de gênero, papel do idoso na família).
Nos mesmos grupos também foram realizadas atividades de artesanato, orientadas pela facilitadora de artes.