terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mapeamento da Rede Socioassistencial


Durante o mês de outubro, foram realizadas visitas pelos técnicos da Secretaria de Assistência Social e pelos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social em Entidades ligadas a Assistência Social, bem como em todas as Secretarias e Serviços da Rede Municipal.

O objetivo desta atividade foi realizar um levantamento/mapeamento detalhado de todas as ofertas de atendimento que o Município dispõe aos usuários do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, como forma de facilitar o acesso a serviços e direitos e também fortalecer a Rede Socioassistencial.

Reunião de Equipe – Casa da Criança São Nicolau


No dia 30 de outubro de 2012, técnicos da Secretaria de Assistência Social de Sobradinho realizaram reunião com coordenadora e cuidadoras da Casa Regional da Criança São Nicolau. As reuniões acontecem de forma sistemática (mensalmente), abordando assuntos como: funcionamento da Casa, relacionamento interpessoal, rotina das crianças, desenvolvimento infantil, dentre outros assuntos.

Notícias SMAS/CRAS


No dia 27 de outubro, a Diretora de Assistência Social Rosiane Rode palestrou na Secretaria de Saúde sobre vulnerabilidade feminina, abordando a questão da violência doméstica e de gênero, em alusão ao Movimento Outubro Rosa. O movimento visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A palestra fez parte de uma vasta programação realizada pela Secretaria de Saúde de Sobradinho.

No dia de hoje, 30 de outubro, Rosiane participou do Programa Radar - Rádio Carijinho FM para prestar informações sobre o Programa Bolsa Família.

No dia 31, estará palestrando para os Grupos da 3ª Idade na Linha Carijinho, também sobre vulnerabilidade feminina e violência doméstica.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Reunião da Rede Regional de Combate ao Trabalho Infantil "Anjos do Amanhã"

No dia 17 de outubro foi realizada a Reunião da Rede Regional de Combate ao Trabalho Infantil "Anjos do Amanhã”, no auditório do CRAS Nascer do Sol, em Sobradinho.

O objetivo desta iniciativa foi descentralizar as reuniões da rede que aconteciam desde 2007 somente do município sede do CEREST (Santa Cruz do Sul), e assim possibilitar maior participação aos municípios para aprofundar discussões e estratégias de ação no combate ao trabalho infantil.

Na ocasião, as crianças e adolescentes integrantes do Grupo Tradicionalista Tchê PETI realizaram apresentação, como forma de dar boas vindas aos presentes. Além disso, a reunião serviu para apresentação da rede socioassistencial do município, discussão de casos e combinações para reunião de fim de ano, onde será realizada troca de experiências entre PETIs.



Dia das Crianças - PETI

No dia 11 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças no PETI, com lanche, música e brincadeiras.
Durante o turno da manhã, houve escolha do Gato e Gata PETI, sendo que os escolhidos foram respectivamente: Julier Evelin de Francisco e Luciana Oliveira da Silva.
Já no turno da tarde, houve escolha do Garoto, Garota e Princesa do PETI, sendo que os escolhidos foram respectivamente: Márcio Tavares da Silva, Yasmin Jaeger e Jéssica Soares dos Santos.





Conversando sobre Sexualidade - PETI


Podemos dizer que a sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica do ser humano. A adolescência é um dos períodos onde surgem as curiosidades e o interesse no próprio corpo e no corpo dos jovens da mesma idade, sempre sob a influência do meio social.

Pensando nisso, os psicólogos Rodogério Bonorino e Bárbara Bernardy realizaram dinâmicas e rodas de conversas sobre o tema “Sexualidade” com as crianças e adolescentes que participam do PETI. Através de técnica grupal, foi proporcionado espaço para que as crianças e adolescentes pudessem expor suas principais dúvidas sobre o tema, sendo que com o auxílio da Enfermeira Roberta Holzschuch, os questionamentos foram sendo elucidados.