sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos


Dentre as diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos, técnicos do CRAS (psicólogo e assistente social) realizam o Projeto “Conversando na Terceira Idade”, cujo principal objetivo é possibilitar espaço de discussão e reflexão acerca de temas relativos aos idosos, através de encontros temáticos. 

Nos meses de agosto e setembro/2017 serão realizados encontros com o grupo de idosos do bairro União.

O SCFV para Idosos ainda oferece as seguintes atividades:
- Oficina de esporte e lazer (atividades físicas, dança sênior, danças tradicionais gaúchas);
- Oficina de Teatro;
- Oficina de Artesanato;
- Coral.

Grupo Teia da Amizade praticando Dança Sênior


O CRAS Nascer do Sol de Sobradinho tem ofertado um Grupo de atendimento e acompanhamento para idosos denominado “Teia da Amizade”.

O serviço tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.

Em um dos encontros foi realizada, pela orientadora social e facilitadora de esportes Márcia Dalmolin, a atividade de Dança Sênior, que é uma dança adaptada e sensibilizada para a linguagem corporal, emocional, individual e coletiva dos idosos. A dança é um auxiliar valioso na sustentação e/ou resgate da autonomia nas atividades diárias, melhorando a qualidade de vida dos idosos.

Os encontros do grupo acontecem nas terças-feiras (de forma quinzenal) e são atendidos, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos.