quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Conversando sobre bullying no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes



Durante o mês de novembro, foi debatido o tema BULLYING com as crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Em um primeiro momento, o psicólogo do CRAS exibiu vídeo e realizou roda de conversa, com o objetivo de discutir o tema e analisar possíveis casos dentro do grupo. Após esta atividade, as crianças foram divididas em grupos. Cada grupo, orientado pelos facilitadores, ficou com a responsabilidade de trabalhar o tema de diferentes formas: colagens, pesquisas na internet, teatro e entrevistas. Houve apresentação dos grupos, formação de opiniões para evitar o bullying (tanto no CRAS quanto na escola) e avaliação da atividade.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Projeto "Sementinha"


Em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o mês de novembro foi dedicado ao tema no “Projeto Sementinha”. A Orientadora Social do SCFV para crianças de 4 e 5 anos Cristiana Motta realizou diversas atividades sobre a cultura afro com as crianças (contação de histórias, atividades lúdicas, resgate da cultura afro).

ATIVIDADES DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

OFICINA DE ARTES

OFICINA DE INFORMÁTICA

OFICINA DE MÚSICA

APRESENTAÇÃO DO "GRUPO DE DANÇA AFRO" NA ESCOLA Pe. BENJAMIN COPETTI

EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (20/11), FOI REALIZADA UMA OFICINA SOBRE CULTURA AFRO, COM A ORIENTADORA SOCIAL CRISTIANA MOTTA

OFICINA DE ESPORTE E LAZER
JOGO AMISTOSO COM CRIANÇAS DA APAE

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos


Confraternização do "Grupo União" da Linha Carijinho, realizada no balneário Curva do Rio, em Sobradinho. Idosos com muita disposição para as atividades de esporte e lazer, facilitadas pela Educadora Física Marcia Dalmolin.

Atividades do "Projeto Emancipar" - PAIF


Atividades de geração de renda

Um dos trabalhos psicossociais realizados no PAIF - Projeto Emancipar, durante esse ano, abordou o tema “Diversidade e Preconceito”. As mulheres participaram de uma dinâmica objetivando experimentar o “colocar-se no lugar do outro”, onde trocaram de sapato uma com a outra e andaram com os sapatos diferentes do seu. A dinâmica proporcionou uma maior compreensão das diferenças e respeito pelas vivências de cada uma. Também foi exibido um vídeo para maior reflexão.