quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PRONATEC

Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, a Administração Municipal implantou no segundo semestre de 2013 o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec e desde então já disponibilizou mais de 15 cursos de qualificação profissional, abrangendo em torno de 280 pessoas capacitadas a ingressarem no mercado de trabalho atual.

Os cursos ofertados são totalmente gratuitos, custeados pelo MEC e ministrados por instituições de reconhecida qualidade técnica (SENAC e SENAI). O aluno recebe todo o material escolar, material didático, além de assistência estudantil que consiste no valor de R$ 2,00 por hora/aula, o que representa R$ 6,00 por dia de aula, usados para subsidiar despesas de transporte e/ou alimentação. 

Atualmente em Sobradinho estão em andamento os cursos de:
·         Auxiliar de crédito e cobrança (30 vagas);
·         Costureiro (40 vagas);
·         Operador de computador (11 vagas);
·         Padeiro (19 vagas);
·         Vendedor (30vagas);
·         Eletricista e instalador predial de baixa tensão (30 vagas, ministrado pelo Senai).

Alguns dos cursos em andamento estão acontecendo na antiga Creche Carequinha (bairro Rio Branco), que estava desativada desde dezembro de 2011. Para tanto, foi efetuado um amplo trabalho de revitalização do espaço da instituição, para deixá-la apta a receber as turmas dos cursos de costureiro, eletricista e instalador predial, auxiliar de crédito e cobrança e vendedor.

Conforme a Secretária de Assistência Social Sara Wachholz, o Município de Sobradinho é pioneiro na região na execução do Pronatec, sendo que o Programa representa uma porta de saída do Bolsa Família, pois “entendemos que o problema não está no Programa de transferência de renda, mas sim, na permanência no Bolsa Família sem perspectiva de saída; é necessário que essas famílias se emancipem e isso é possível através do Pronatec. Também estamos trabalhando de maneira articulada com o SINE na captação de mão-de-obra, sendo que as empresas devem informar à Agência local quais são as vagas disponíveis de emprego, já as pessoas capacitadas são encaminhadas a efetuarem o cadastro, de maneira que seja alcançado o objetivo máximo do Pronatec: conciliar as necessidades do mercado de trabalho com a inclusão do público hoje excluído”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário