sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
O Serviço funciona através do atendimento a diferentes grupos, que são divididos pelos bairros e localidades do município.

Dentre as diversas atividades oferecidas, citam-se:

1 - ATIVIDADES PSICOSSOCIAIS ATRAVÉS DO “PROJETO CONVERSANDO COM A 3ª IDADE”

Durante os meses de agosto e setembro, foram realizadas atividades psicossociais (rodas de conversa com assistente social Pâmela Endler e psicólogo Rodogério Bonorino) com os grupos de idosos dos bairros União e Medianeira; já nos meses de outubro, novembro e dezembro, idosos da Linha Quinca foram atendidos.



2 - OFICINA DE ESPORTE E LAZER

Sob orientação da facilitadora Márcia Dalmolin, são realizadas as seguintes atividades:
- Ginástica, segundas e quartas, às 8h30min no Castelão;
- Dança Sênior, terças, às 9h no CTG;
- Hidroginástica a partir do dia 19/12/17, terças e quintas, às 15h30min no Clube Comercial;
- Grupo de Danças Gaúchas “Dançar é Vida” que retomará suas atividades em março.


 
3 - OFICINA DE TEATRO

Atividade intergeracional formada por crianças e idosos do SCFV. Foi ensaiada a peça teatral “A Revolta dos Brinquedos” sob orientação de Fernanda Brandt Martins. O grupo se apresentou na Feira do Livro e já tem agendado outras apresentações.



4 - OFICINA DE ARTESANATO

Durante os meses de julho, agosto e setembro, foi realizada oficina de artesanato com os grupos de idosos dos bairros Centro, Maieron e Vera Cruz; já nos meses de outubro, novembro e dezembro, idosos dos bairros União e Medianeira foram atendidos pela facilitadora de artes Solange Baierle.

 

5 - CORAL 

O Coral do CRAS Nascer do Sol de Sobradinho foi formado em março de 2013 com participantes do Serviço de Convivência para Idosos e também do PAIF, tendo como objetivos desenvolver fatores essenciais da sensibilidade musical, baseado nos ritmos, sons e palavra. É uma atividade cuja característica principal é a união na fusão das vozes, na harmonização dos sons e dos ritmos, sentimentos e interesses.
Os participantes se reúnem semanalmente para os ensaios, orientados pelo facitador Jeancarlo Leismann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário