quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda ao cidadão, e tem 03 objetivos: (1) possibilitar alívio imediato da pobreza; (2) reforçar os direitos à saúde e à educação e, dessa forma, auxiliar a quebrar o ciclo da pobreza entre gerações; e (3) promover a oferta de programas complementares, visando criar oportunidades para que as famílias superem a situação de vulnerabilidade. Este Programa unificou quatro outros programas de transferência de renda: auxílio gás, bolsa escola, cartão alimentação, bolsa alimentação, programas estes que estavam distribuídos em diversos Ministérios, com critérios próprios de concessão.
A unificação e criação do Programa Bolsa Família através da Lei nº 10.836/2004 proporcionou a incorporação de mecanismos que garantem às famílias, o acesso a saúde e educação, através das condicionalidades, compromissos assumidos pelo Poder Público e pelas famílias atendidas.
O Programa Bolsa Família é uma importante fonte de renda tanto para as famílias quanto para o Município, que recebe incentivos do Índice de Gestão Bolsa Família – IGD para auxiliar na gerência do Programa. Além disso, os recursos repassados as famílias aquecem o comércio local, através do giro desses recursos.
Sobradinho, tomando como base o mês de outubro de 2011, possui 1931 famílias cadastradas no Cadastro Único e destas, 888 famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família. O valor do repasse em outubro foi de R$ 88.934,00 e o repasse acumulado foi de R$ 801.966,00.
Todas as informações referentes aos repasses de recursos do Governo Federal e também a folha de pagamento do Programa Bolsa Familia, estão disponíveis na Internet, no site www.mds.gov.br e ainda no site do Portal da Transparência: www.portaltransparencia.gov.br .As ações realizadas no Município, de atendimento às famílias beneficiárias, além de outros projetos sociais, podem ser conferidos no blog: http://crassobradinhors.blogspot.com
Fonte: www.mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário