terça-feira, 26 de maio de 2015

Atividades Psicossociais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos


O Serviço de Convivência para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
Dentre as diversas atividades oferecidas neste Serviço, citam-se as ATIVIDADES PSICOSSOCIAIS.
Estas ocorrem nos 10 grupos de idosos do município, através do “Projeto Conversando com a Terceira Idade”, facilitado pelo Psicólogo Rodogério e pela Assistente Social Pâmela, possibilitando aos participantes um espaço de reflexão sobre assuntos característicos da Terceira Idade.
Durante os meses de março e abril, os técnicos realizaram atividades com os grupos de idosos dos Bairros União, Rio Branco, Medianeira, Vera Cruz e Centro, onde foi trabalhado o fortalecimento das relações grupais e comunitárias através da confecção de uma colcha de retalhos.
A atividade foi dividida em 4 momentos, sendo que cada participante recebeu um pedaço de retalho, tintas e canetas para expressar através de frases, palavras, desenhos ou símbolos os momentos vividos no grupo. Concluída estas etapas, cada participante realizou a costura de seus retalhos. Ao final, foi realizada a costura coletiva, formando a colcha de retalhos do grupo. Houve troca de experiências/vivências e de lembranças sobre a formação dos grupos e sua importância na vida de cada participante.
Em maio, a mesma atividade está sendo desenvolvida nos grupos de idosos do Bairro Baixada e da Linha Herval. No próximo mês, os grupos do bairro Maieron e da Linha Quinca serão assistidos também.
No segundo semestre, será realizado novamente o atendimento dos grupos pelos técnicos, mas com novas propostas de trabalho.
Além das atividades psicossociais, o Serviço também oferta: Ginástica (no Complexo Esportivo Cornedo Vicentino e nos grupos), Oficina de Artes (nos grupos), Oficina de Informática (no CRAS), Oficinas de Teatro e Coral (no Lar do Idoso).
O município possui 10 grupos de idosos em diversos bairros (totalizando cerca de 300 idosos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário