segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Fundação Itaú Social apoiará Projeto Social em Sobradinho

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA de Sobradinho obtiveram aprovação do Projeto “Juventude em Foco” no Edital de apoio aos fundos da infância de 2015, da Fundação Itaú Social e receberá R$ 90.000,00 para sua execução em 2016, beneficiando 50 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamin Copetti.
O Projeto “Juventude em Foco” tem como objetivo a melhoria da aprendizagem escolar dos adolescentes, contribuindo para sua permanência na escola, os preparando para o mundo do trabalho, incentivando a participação na vida pública, facilitando a convivência e a solidariedade num ambiente dinâmico em rede com outras políticas sociais setoriais, especialmente aquelas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer, meio ambiente, direitos humanos e trabalho, ofertados no território e na região.
O público alvo do projeto serão 50 adolescentes, entre 15 e 17 anos, com baixo rendimento escolar, baixa frequência e evadidos da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamin Copetti, cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os adolescentes selecionados serão atendidos no turno inverso ao que frequentam a escola, em duas tardes da semana e organizados por faixa etária para o desenvolvimento das atividades. Serão ofertadas: oficinas de esporte e lazer, de informática, música e artes, além de oficina pedagógica para o desenvolvimento de temas transversais e da participação em eventos, passeios e atividades coletivas na comunidade.
Os técnicos de referência do CRAS “Nascer do Sol”, articulados às demais instituições do Sistema de Garantia de Direitos e a Escola Copetti farão a seleção, o planejamento e o acompanhamento do Projeto, sempre atendendo aos objetivos prioritários. Estão contempladas no projeto, ações de participação da família e da comunidade através da implantação de uma horta comunitária no CRAS e oficinas de culinária com o objetivo de garantir a oferta de alimentação saudável e aproveitamento de alimentos.
A Secretária de Assistência Social Sara Wachholz explica que o público jovem na faixa etária entre 15 e 17 anos é hoje o mais vulnerável a partir de diagnóstico elaborado pela Secretaria de Assistência Social, e ao mesmo tempo, o menos assistido por políticas públicas. A evasão e reprovação dos alunos do Ensino Médio da Escola Copetti é superior a 30% e são estes jovens vítimas da exclusão social e, portanto vulneráveis à drogadição e conflitos com a lei.
A escolha da Escola Copetti se deu por não haver programas de educação integral aos seus alunos. Toda as atividades serão desenvolvidas através da Secretaria de Assistência Social que contará com o recurso de R$ 90,000,00 recebido por doação da Fundação Itaú Social.
Conforme o prefeito Luiz Affonso Trevisan, foram enviados projetos de diversos municípios em todo Brasil à Fundação Itaú Social e esta aprovação significa que o projeto de Sobradinho está entre os melhores, sendo uma conquista significativa para garantia de direitos dos nossos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário