quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

R.E.T.R.O.S.P.E.C.T.I.V.A: Algumas atividades executadas durante o ano de 2016 pela SMAS e CRAS

 Famílias usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) – “Projeto Emancipar”. O Serviço conta com atividades psicossociais (rodas de conversa, palestras) e oficina de geração de renda (artesanato e oficinas na Cozinha Comunitária do CRAS).



 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 3 a 5 anos – “Projeto Sementinha”, onde são desenvolvidas atividades de convivência, fortalecimento de vínculos e socialização centradas na brincadeira.



 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, onde são desenvolvidas oficinas de esporte, música, dança, informática, karatê e horta.



 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, onde são atendidos 10 grupos de idosos da área urbana e rural. São ofertadas atividades como: oficina de informática, artesanato, esporte/lazer, dança, teatro e coral.



 Atividades psicossociais facilitadas por psicólogo e assistente social através do Projeto “Conversando com a 3ª Idade” e Grupo de idosos “Teia da Amizade”.



 Atendimento para inclusão de famílias no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atualização de seus dados e reuniões com beneficiários do Programa Bolsa Família.



 Datas importantes









Projeto Juventude em Foco - A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA de Sobradinho obtiveram aprovação do “Projeto Juventude em Foco” no Edital de apoio aos fundos da infância de 2015, da Fundação Itaú Social e recebeu R$ 90.000,00 para sua execução em 2016, beneficiando alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamin Copetti. São ofertadas oficinas de esporte e lazer, música, artes, horta e banda marcial.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Boas festas!


Confraternização do Grupo "Teia da Amizade"


Confraternização no CRAS com o Grupo de Idosos "Teia da Amizade". 
O Serviço é ofertado de forma quinzenal e atende em média 20 integrantes, com idades entre 60 a 85 anos.

Casa Regional da Criança São Nicolau - Avaliação e planejamento


Os técnicos responsáveis (assistentes sociais e psicólogos) pelo atendimento das crianças/adolescentes e das cuidadoras da Casa Regional da Criança São Nicolau - Casa de Passagem - estiveram reunidos, na Prefeitura de Sobradinho, para discutir casos, avaliar as ações realizadas durante o 2º semestre de 2016 e planejar as próximas atividades.
A Casa Regional da Criança São Nicolau está vinculada a Secretaria de Assistência Social do Município Sede de Sobradinho, ao qual compete o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco, em regime de abrigo aberto, juntamente com os municípios conveniados pertencentes à Comarca de Sobradinho.

Controle Social


Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e membros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, estiveram reunidos na Prefeitura de Sobradinho para avaliar as atividades executadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS e pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no ano de 2016.
Na ocasião, a assistente social Pâmela Endler e o psicólogo Rodogério Bonorino fizeram uma breve apresentação das atividades ofertadas pela SMAS durante o ano, como forma de prestar contas aos conselheiros acerca das ações realizadas, uma vez que uma das funções dos Conselhos é o controle da execução das políticas e a fiscalização dos programas e serviços desenvolvidos.
Os conselheiros presentes avaliaram de forma positiva as atividades e ações e foram convidados a visitar o CRAS para conhecer o trabalho desenvolvido.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Viagem de confraternização


Viagem de confraternização com crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS - Park Nativo, município de Taquari/RS.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Fortalecimento da Rede Socioassistencial


A Promotora de Justiça da Comarca de Sobradinho, Amanda Giovanaz, visitou o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Nascer do Sol com a intenção de conhecer os serviços e programas ofertados e também se disponibilizar para a realização de um trabalho em parceria com a rede socioassistencial.

Confraternização PAIF


Confraternização dos grupos de mulheres que participam do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) - "Projeto Emancipar" com revelação de amiga secreta.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Projeto Sementinha


Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 3 a 5 anos – “Projeto Sementinha” - receberam brinquedos doados pelo Conselho Regional de Contabilidade.
O Conselho, juntamente com as Delegacias Regionais promovem, todo ano, a Campanha do Mês da Solidariedade Contábil. Loreno Herath, Delegado Regional, promoveu a Campanha juntamente com os Escritórios de Contabilidade dos municípios de Sobradinho e Arroio do Tigre.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS agradecem pelas doações recebidas.

Ações de prevenção no SCFV para adolescentes


O Capitão Douglas Ferreira Oliveira, atual responsável pelo comando da 5ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar, realizou uma palestra para adolescentes de 12 a 17 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Nascer do Sol. A palestra teve como pauta quatro temas:

- Orientação sobre o uso de drogas e suas consequências; 
-  O papel da Brigada Militar perante a orientação de crianças e adolescentes; 
- A comunidade e a importância de sua união com a polícia na prevenção ao crime e
- As oportunidades no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.


Ao final da palestra, a assistente social Pâmela Endler e a Orientadora Social do SCFV para crianças e adolescentes Cristiana Motta apresentaram as instalações do CRAS para o capitão da Brigada Militar.

Oficina de futsal


O facilitador da Oficina de futsal, Jardel Gervasoni, realizou um circuito de atividades com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com o objetivo de trabalhar psicomotricidade e ludicidade.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Oficina de horta

Oficina de horta para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

Juventude em Foco

A Banda "Depois de Antes" do Projeto Juventude em Foco participou de atividades em comemoração ao aniversário do município de Sobradinho e realizou apresentação na Praça 3 de Dezembro.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA de Sobradinho obtiveram aprovação do “Projeto Juventude em Foco” no Edital de apoio aos fundos da infância de 2015, da Fundação Itaú Social e recebeu R$ 90.000,00 para sua execução em 2016, beneficiando alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamin Copetti.
São ofertadas oficinas de esporte e lazer, música (banda "Depois de Antes"), artes, horta e banda marcial.








Fotos: Amanda Rohde e Casa da Cultura de Sobradinho

Informação e Prevenção no Grupo de Idosos "Teia da Amizade"

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Nascer do Sol), órgão ligado a Secretaria de Assistência Social do município de Sobradinho, tem ofertado - de forma quinzenal - um Grupo de atendimento e acompanhamento para idosos denominado “Teia da Amizade”. São atendidos em média 20 integrantes, com idades entre 60 a 85 anos.
Além de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, um dos objetivos do serviço é a oferta de informações através de palestras, rodas de conversa e dinâmicas grupais.
Pensando nisso, nos dois últimos encontros foram realizadas rodas de conversa: uma sobre “Prevenção de Câncer de Mama e Próstata” com a Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Luciana Puhlmann e a outra sobre “Prevenção da Dengue” com os Agentes de Endemias Rosiane Rode e João Alberto Colombelli.



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
O Serviço funciona através do atendimento a diferentes grupos, que são divididos pelos bairros e localidades do município, totalizando aproximadamente 250 idosos.
Dentre as diversas atividades oferecidas, citam-se Oficina de Esporte e Lazer, Oficina de Informática, Coral, Atividades Psicossociais (através do Projeto "Conversando com a 3ª Idade") e Oficina de Artesanato.
Durante os últimos três meses, foram realizadas atividades psicossociais e de artesanato com os grupos de idosos dos Bairros Centro, Vera Cruz, Maieron e das localidades do interior Linha Carijinho, Linha Quinca e Linha Herval.
As atividades psicossociais se realizam através de rodas de conversa e dinâmicas grupais facilitadas por psicólogo e assistente social. Já a oficina de artesanato é orientada pela facilitadora de artes.

Atividades nos bairros Centro e Vera Cruz

Atividades no bairro Maieron e Linha Carijinho

Atividades na Linha Quinca e Linha Herval

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Capacitação - SCFV e Educação Integral


No dia 16/11/2016 (quarta) estiveram reunidos no auditório do Pólo de Educação, o Secretário de Assistência Social Natalino Wiedenhoft, Secretário de Educação Ivan Trevisan, diretores, professores, monitores, e facilitadores para um encontro de capacitação para profissionais da Educação Integral e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS.
Na oportunidade, foi assinado pelos Secretários o Termo de Compromisso de ações integradas entre Educação Integral e SCFV.
A capacitação foi ministrada pelo proprietário do Instituto Mix de Profissões Ricardo Augusto Koehler, que abordou o tema Gestão de Pessoas.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Jogos de integração entre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes e Associação Esportiva Sobradinho


Teia da Amizade


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Nascer do Sol), órgão ligado a Secretaria de Assistência Social do município de Sobradinho, tem ofertado - de forma quinzenal - um Grupo de atendimento e acompanhamento para idosos denominado “Teia da Amizade”.
Conforme os técnicos que atendem o Grupo, a Assistente Social Pâmela Endler e o Psicólogo Rodogério Bonorino, o serviço tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.
Os encontros acontecem nas terças-feiras, sendo que os idosos são buscados e levados em casa, devido às dificuldades físicas de cada um. São atendidos em média 20 integrantes, com idades entre 60 a 85 anos.
No Grupo são trabalhados temas relativos à 3ª Idade, através de rodas de conversa e dinâmicas grupais, sendo que uma das últimas atividades realizadas com os mesmos foi a dinâmica da “colcha de retalhos”, que buscou resgatar a história de vida dos idosos, sentimento de pertencimento, autoestima e fortalecimento grupal.
Quem desejar mais informações sobre a metodologia da dinâmica da “colcha de retalhos”, acesse o link:
https://craspsicologia.wordpress.com/2012/11/05/grupo-idosos-cras-eunapolis-bahia-psicologa-rozana-fonseca/ 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Casa Regional da Criança São Nicolau


A Casa de Passagem São Nicolau foi contemplada com mobiliário e equipamentos novos, no valor de 20 mil reais, provenientes de convênio celebrado, em julho deste ano, entre a Prefeitura de Sobradinho e o Poder Judiciário local, que viabilizou através de projeto previamente inscrito em edital este recurso ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O prefeito Luiz Affonso Trevisan, o secretário de Assistência Social Natalino Wiedenhoft e a assistente social Roberta Ferreira Billig estiveram no local. A Casa de Passagem além de Sobradinho também atende os municípios de Segredo, Passa Sete, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Reuniões com equipes de saúde


Durante o mês de outubro, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS (órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho/RS) realizaram reuniões com equipes de saúde do município (ESF 1/Bairro Copetti, ESF 2/Bairro Baixada, ESF 3/Bairro Rio Branco e Posto de Saúde da Vila Gramado).
O objetivo das reuniões foi trocar informações e esclarecer dúvidas sobre os serviços, programas e benefícios que o CRAS oferece à população, bem como fortalecer a rede de atendimento, lembrando a importância do enfoque interdisciplinar e de ações contextualizadas como processo de trabalho.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Serviço de Proteção Social Básica



No mês de outubro, as mulheres que frequentam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) participaram de uma roda de conversa com a Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho, Luciana Puhlmann.

Em alusão ao OUTUBRO ROSA, foram fornecidas informações quanto ao Câncer de Mama e foram esclarecidas dúvidas sobre planejamento familiar.

O Serviço, além de fornecer orientações através de palestras e rodas de conversa, também busca promover ações de trabalho e geração de renda através da oficina de artesanato.

Oktoberfest 2016

Idos@s do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participam da Oktoberfest no município de Santa Cruz do Sul!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Intersetorialidade no acompanhamento de famílias


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo, em parceria com o CRAS Nascer do Sol de Sobradinho, promoveu terça-feira (04/10/16) reunião com pais ou responsáveis por alunos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Na ocasião, estiveram presentes a Coordenadora do CRAS e Operadora do Cadastro Único, Vanessa Maia Ullrich e a Assistente social do CRAS Pâmela Edtt Endler que, juntamente com a equipe diretiva da escola, orientaram os pais sobre a importância de garantir a frequência escolar de seus filhos, explicaram como funciona o Sistema Presença do MEC e também apresentaram serviços, programas e benefícios ofertados pelo CRAS, as condicionalidades do Programa Bolsa Família e o fundamental controle que os pais devem ter com relação a frequência escolar dos filhos.
A Escola Espírito Santo está desenvolvendo o projeto “Cooperação” onde uma das ações é criar estratégias para sanar a evasão dos alunos e aumentar a frequência escolar com atividades cooperativas em parceria com o Serviço Social e as famílias.

Oficinas do SCFV para crianças e adolescentes



Oficinas de horta, esporte/lazer e karatê para crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV 
<3 span="">

terça-feira, 4 de outubro de 2016

145º Fórum Permanente da Politica Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades

O município de Sobradinho sediou, no dia 30 de setembro, o 145º Fórum Permanente da Politica Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, promovido pela FADERS.
O objetivo do Fórum foi propor, articular, coordenar e promover em conjunto com a sociedade a implantação de politicas públicas que garantam a cidadania das pessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades.
O evento reuniu nove municípios do Centro Serra para elaboração do diagnóstico regional da acessibilidade e inclusão e para debater as politicas públicas inclusivas.
Na abertura, houve apresentação dos alunos da APAE de Sobradinho. Durante a programação ocorreram quatro oficinas temáticas:
1 - Politicas Públicas para Altas Habilidades; 
2 - Conselho Estadual e Comitê Gestor; 
3 - Implementação da Lei Brasileira de Inclusão e o Legislativo Acessível;
4 - Passe Livre.

Entre as autoridades presentes esteve o presidente da FADERS no Rio Grande do Sul, Roque Bakof; Secretário de Assistência Social de Sobradinho, Natalino Wiedenhoft; representantes do Ministério Público, da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual de Educação.




segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Cadastro Único de Programas Sociais

O QUE É?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza famílias para participar de programas sociais nas três esferas do governo (municipal, estadual e federal)


QUEM PODE FAZER?
Famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.


PARA QUE SERVE?
  1. Inclusão em programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família;
  2. Inclusão em outros programas sociais, como por exemplo:
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Tarifa Social da Energia;
  • Isenção de taxa em Concursos Públicos e Vestibulares;
  • Desconto na contribuição previdenciária para donas de casa;

ONDE FAZER O CADASTRO?
O Cadastro deve ser feito no CRAS Nascer do Sol
Rua Honório Luiz Guerreiro, 630 (prédio ao lado do Pólo Regional de Educação) 
de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- Documentos pessoais de todos os integrantes da família (Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento);
- Comprovante de Residência (Conta de Luz); 
- Comprovante de Renda (Carteira de Trabalho, Contra-cheque, DAP, bloco de produtor).

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Escolha da Prenda e Peão do SCFV - crianças e adolescentes


O grupo de danças “Tchê PETI”, formado por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizou apresentação no CRAS. Na ocasião, foram escolhidos Prenda e Peão do Serviço, sendo eleitos Kesslin Dias da Silva e Elemar Bilhan. Parabéns! 

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Dançar é Vida


O grupo de danças "Dançar é Vida", formado por integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos, realizou apresentações artísticas nas Escolas Municipais (Espírito Santo, Seomar Mainardi e Adolpho Sebastiany) e Estaduais (Lindolfo Silva, Pe.Benjamin Copetti e Santo Carniel) de Sobradinho. Parabéns!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Grupo de danças e intergeracionalidade


O grupo de danças “Tchê PETI”, formado por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou diversas apresentações durante a Semana Farroupilha.  As danças tradicionalistas foram apresentadas nas Escolas Espírito Santo, Adolpho Sebastiany, Seomar Mainardi, Lindolfo Silva e Pe.Benjamin Copetti.


Na Escola Adolpho Sebastiany, as crianças dançaram com o grupo formado por idosas do SCFV, lembrando a importância de atividades intergeracionais, a fim de que haja interação, troca e compartilhamento de experiências que promovam o fortalecimento de vínculos entre sujeitos que vivenciam diferentes ciclos de vida.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Projeto Sementinha


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças até 06 anos -"Projeto Sementinha" - é voltado para crianças cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda e que vivenciam situação de vulnerabilidade social e fragilização de vínculos familiares e comunitários.
O principal objetivo do Serviço é a complementação das ações de proteção e o desenvolvimento das crianças, buscando desenvolver atividades de convivência, estabelecimento e fortalecimento de vínculos e socialização, centradas na brincadeira.
"O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças. Através do brincar elas aprendem, experimentam o mundo, possibilidades, relações sociais, elaboram sua autonomia de ação, organizam emoções. Às vezes, os pais ou responsáveis não têm conhecimento do valor da brincadeira, pois a ideia divulgada é a de que o brincar é somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
No entanto, através do jogo, as crianças compreendem o mundo à sua volta, aprendem regras, testam habilidades físicas, como correr, pular, aprendem a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma das crianças se expressarem, já que é uma circunstância favorável para manifestarem seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem das crianças".
Fonte: Site Brasil Escola