sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Reunião de equipe


Foi realizada REUNIÃO DE EQUIPE entre a gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social, técnicos (assistente social e psicólogos) e facilitadores de oficinas para o planejamento de ações e atividades voltadas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes do CRAS - meses de janeiro e fevereiro de 2018.

O planejamento é um processo cíclico e continuado, permitindo a constante realimentação de informações, suscitando novas propostas e soluções, conferindo assim dinamismo e aprimoramento às ações realizadas.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Grupo de Idosos Teia da Amizade

Ontem, dia 26/12/17, foi realizada uma confraternização para os idosos que participam do Grupo Teia da Amizade.

O grupo tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social. 

Os encontros do grupo acontecem nas terças-feiras (de forma quinzenal) onde são atendidos, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos pela equipe técnica do CRAS (assistente social e psicólogos).

Confraternizações PAIF


No mês de dezembro foram celebradas confraternizações dos grupos de famílias participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF - Emancipar).

O Serviço consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer a sua função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo e protetivo. 

Dentre as atividades de acompanhamento, são ofertados atendimentos particularizados, visitas domiciliares e grupos.

Os grupos acontecem tanto no CRAS (de forma semanal) quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Campestre, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário (de forma quinzenal).

Nos grupos são ofertadas atividades psicossociais (rodas de conversa orientados por assistente social e psicólogos) e atividades de artesanato com o intuito de geração de trabalho e renda.

O público atendido é de pessoas inscritas no Cadastro Único, do Programa Bolsa Família, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada - BPC e famílias em situação de vulnerabilidade social.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Confraternização de Natal do SCFV para crianças/adolescentes

Crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Nascer do Sol assistiram dia 20/12/17, na Praça 3 de Dezembro, a peça “Papai Noel em Apuros”, com a Companhia Circo de Tcheatro Xebebéu. 

Além do teatro, o evento contou com entrega de presentes realizada pelo Papai Noel, sendo que os brinquedos foram arrecadados através do Projeto Construindo Sonhos, realizado por alunos e professores da Escola Estadual Padre Benjamin Copetti.

Conforme a secretária de Assistência Social, Saionara Soder, o objetivo do evento foi realizar uma grande confraternização de Natal entre equipe, crianças e adolescentes atendidos. Também foram convidados para o evento crianças que participam do Projeto Social União.





















Oficinas no SCFV para crianças/adolescentes

Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participando de diversas oficinas no CRAS: oficina pedagógica, oficina de artes, informática.

Oficina de Esporte/Lazer

Na oficina de esporte e lazer, o facilitador Jardel Gervasoni realizou com as crianças do Serviço de Convivência do CRAS um circuito e atividades recreativas, com objetivos de desenvolver a integração, socialização, agilidade, velocidade, força, coordenação motora, equilíbrio e percepção de tempo/espaço.

SCFV para crianças "Projeto Sementinha"

Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos "Projeto Sementinha", juntamente com a facilitadora Fernanda Brandt, visitaram a Prefeitura de Sobradinho e, na ocasião, entregaram lembranças de Natal para o Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS Nascer do Sol receberam doações de alimentos, roupas, calçados e brinquedos dos Escritórios de Contabilidade de Sobradinho/RS. Na ocasião da entrega, o Conselho Regional de Contabilidade do RS foi representado pelo seu Delegado Regional Loreno Herath.

As doações são feitas anualmente no mês de dezembro, Mês da Solidariedade Contábil, momento em que o Conselho Regional de Contabilidade do RS e as Delegacias Regionais se unem para desenvolver ações que tragam melhorias na qualidade de vida da sociedade. Este trabalho é feito nas 104 delegacias do Estado do Rio Grande do Sul.

A Secretária de Assistência Social Saionara Soder, em nome da Secretaria, agradece as doações recebidas que irão auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

5 anos de CRAS

Hoje, dia 15/12/2017, o CRAS “Nascer do Sol” está em festa!!!

Há exatamente 5 anos, o CRAS foi inaugurado em espaço físico próprio. 

Parabéns à gestão e equipe que fazem com que os Serviços, Programas e Projetos desenvolvidos neste espaço sejam ofertados com qualidade.


Oficina de Artes - SCFV para crianças





Crianças do SCFV na Oficina de Artes sob orientação das facilitadoras Solange e Dulci.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
O Serviço funciona através do atendimento a diferentes grupos, que são divididos pelos bairros e localidades do município.

Dentre as diversas atividades oferecidas, citam-se:

1 - ATIVIDADES PSICOSSOCIAIS ATRAVÉS DO “PROJETO CONVERSANDO COM A 3ª IDADE”

Durante os meses de agosto e setembro, foram realizadas atividades psicossociais (rodas de conversa com assistente social Pâmela Endler e psicólogo Rodogério Bonorino) com os grupos de idosos dos bairros União e Medianeira; já nos meses de outubro, novembro e dezembro, idosos da Linha Quinca foram atendidos.



2 - OFICINA DE ESPORTE E LAZER

Sob orientação da facilitadora Márcia Dalmolin, são realizadas as seguintes atividades:
- Ginástica, segundas e quartas, às 8h30min no Castelão;
- Dança Sênior, terças, às 9h no CTG;
- Hidroginástica a partir do dia 19/12/17, terças e quintas, às 15h30min no Clube Comercial;
- Grupo de Danças Gaúchas “Dançar é Vida” que retomará suas atividades em março.


 
3 - OFICINA DE TEATRO

Atividade intergeracional formada por crianças e idosos do SCFV. Foi ensaiada a peça teatral “A Revolta dos Brinquedos” sob orientação de Fernanda Brandt Martins. O grupo se apresentou na Feira do Livro e já tem agendado outras apresentações.



4 - OFICINA DE ARTESANATO

Durante os meses de julho, agosto e setembro, foi realizada oficina de artesanato com os grupos de idosos dos bairros Centro, Maieron e Vera Cruz; já nos meses de outubro, novembro e dezembro, idosos dos bairros União e Medianeira foram atendidos pela facilitadora de artes Solange Baierle.

 

5 - CORAL 

O Coral do CRAS Nascer do Sol de Sobradinho foi formado em março de 2013 com participantes do Serviço de Convivência para Idosos e também do PAIF, tendo como objetivos desenvolver fatores essenciais da sensibilidade musical, baseado nos ritmos, sons e palavra. É uma atividade cuja característica principal é a união na fusão das vozes, na harmonização dos sons e dos ritmos, sentimentos e interesses.
Os participantes se reúnem semanalmente para os ensaios, orientados pelo facitador Jeancarlo Leismann.

Clima Natalino

Crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em conjunto com a facilitadora de Oficina Pedagógica Alene, confeccionaram árvore de Natal e presépio com uso de sucatas e materiais recicláveis. 

Horta Comunitária

O CRAS Nascer do Sol, com apoio e parceria da EMATER de Sobradinho, vem realizando o “Projeto da Horta Comunitária”, cujo objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como acompanhamento de famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Dentre as atividades já realizadas, cita-se:

- Orientações com facilitador de horta e EMATER, momento em que os participantes aprendem o que, onde, como e quando plantar, como cultivar, cuidados ao colher, controle de pragas, compostagem, irrigação entre outras ações;

- Atividades práticas na horta, momento em que os participantes colocam em prática o que aprenderam nas reuniões de orientação (na horta já temos alho, batata doce, batatinha, temperos, couve, alface, tomate, abóbora, beterraba);

- Orientações com assistente social e psicólogos, através de rodas de conversa;

- Atividades práticas na Cozinha Comunitária do CRAS, momento em que os participantes aprendem receitas com apoio da EMATER e nutricionista.


SMAS é notícia no Jornal Gazeta da Serra

Algumas ações e atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS Nascer do Sol no Jornal Gazeta da Serra (Edição nº 43, de 01/12/2017)

Natal das Estrelas 2017

A programação do Natal das Estrelas 2017 “A Estrela da Festa é Sobradinho” abriu oficialmente dia 05/12, às 20h30min, com a chegada do Papai Noel, na Praça 3 de Dezembro.
Na ocasião, houve apresentação do Coral do CRAS com a participação de crianças, adolescentes e idosos que frequentam nossos Serviços. Também houve encenação teatral a cargo do grupo de idosos da Linha Herval.
Conforme os organizadores, neste ano a programação, que segue até 06 de janeiro, tem o objetivo de reunir as famílias, valorizar o espírito natalino, a cultura, os talentos locais e, sobretudo homenagear o município de Sobradinho pelos seus 90 anos.













 
Fotos: Casa da Cultura Amário João Lazzari