sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Estímulo a leitura

Crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS são estimulados a leitura na Oficina Pedagógica, sob orientação da Facilitadora Alene Gonçalves.


quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Criando oportunidades através de Cursos Profissionalizantes


Nos dias 01 e 02 de agosto tiveram início, com aula inaugural no CRAS, os cursos profissionalizantes de Manicure/Pedicure e Design de Sobrancelhas/Maquiagem Profissional respectivamente, ministrados pelo Instituto Mix de Profissões.
As aulas ocorrerão semanalmente durante os meses de agosto, setembro e primeira quinzena de outubro.
A seleção das participantes foi feita nos grupos que ocorrem junto ao CRAS e no Serviço “Emancipar”. Ao todo, serão capacitadas 40 pessoas, as quais receberão certificados, durante cerimônia de formatura, marcada para novembro.
Os cursos profissionalizantes tem o objetivo de capacitar as famílias, sendo uma porta de saída dos programas de transferência de renda direta a exemplo do Programa Bolsa Família.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos

Dentre as diversas atividades ofertadas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos, o Psicólogo do CRAS Rodogério Bonorino realiza o Projeto “Conversando com a Terceira Idade”, cujo principal objetivo é possibilitar espaço de discussão e reflexão acerca de temas relativos aos idosos, através de rodas de conversa e orientações.
De março a julho deste ano, o técnico atendeu os grupos de idosos dos bairros Medianeira e União e também das localidades do interior de Linha Quinca, Linha Carijinho e Linha Herval. A partir do mês de agosto serão atendidos os grupos de idosos dos bairros Centro, Maieron, Vera Cruz, Baixada e Rio Branco.
Sob coordenação da Orientadora Social e Facilitadora Márcia Dalmolin, ainda são realizadas as seguintes atividades com os idosos: dança sênior, danças tradicionais gaúchas, atividades físicas e de lazer, reuniões e encontros.


quarta-feira, 25 de julho de 2018

Cursos profissionalizantes

A Secretaria de Assistência Social de Sobradinho através do Cras Nascer do Sol, ofertará nos próximos meses três cursos profissionalizantes, sendo dois na área da beleza, e um na área da culinária. Os cursos na área da beleza serão de: Manicure e Pedicure e Designer de Sobrancelhas e Maquiagem Profissional, ministrados pelo Instituto Mix de Profissões. Na área da Culinária será de Panificação, ministrado através do Programa ARISE. Os cursos serão ofertados nas dependências do CRAS.
O Curso de Manicure e Pedicure terá início no dia 1º de agosto (quarta-feira), das 8 horas às 11 horas. As aulas ocorrem semanalmente durante os meses de agosto, setembro e primeira quinzena de outubro. Já o Curso de Designer de Sobrancelhas e Maquiagem iniciará dia 02 de agosto (quinta-feira), das 8 horas às 11 horas. As aulas também ocorrem uma vez por semana, nos meses de agosto, setembro e primeira quinzena de outubro. Já o curso de panificação será ministrado nos dias 08 e 09 de agosto, das 8 horas às 16 horas.
A secretária Saionara Soder explica que a seleção dos participantes foi feita nos grupos que ocorrem junto ao CRAS e no Serviço “Emancipar”. Ao todo, serão capacitadas 60 pessoas, as quais receberão certificados, durante cerimônia de formatura, marcada para novembro.
Os cursos profissionalizantes tem o objetivo de capacitar as famílias, sendo uma porta de saída dos programas de transferência de renda direta a exemplo do Programa Bolsa Família.

Dia de embelezamento - Grupo Teia da Amizade

O Grupo de Idosos "Teia da Amizade" foi atendido pela cabeleireira e manicure do Salão de Beleza Cabelos e Cia, de forma voluntária, oportunizando aos idosos cortes de cabelo e feitio de unhas.
O grupo tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.
Os encontros do grupo acontecem no CRAS, em terças-feiras (de forma quinzenal), onde são atendidos por assistente social, psicólogo e facilitadora de esporte/lazer, em média, 15 integrantes com idades entre 60 a 85 anos.
O CRAS agradece imensamente a disponibilidade das profissionais Lenara e Denise.


segunda-feira, 23 de julho de 2018

Coral Luz


Coral Luz do CRAS “Nascer do Sol”, formado aproximadamente com 20 participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos.
As participantes se reúnem semanalmente para os ensaios, orientadas pelo Professor/Facilitador Jeancarlo Leismann.

Horta e Cozinha Comunitária do CRAS


O CRAS Nascer do Sol, com apoio e parceria da EMATER de Sobradinho, realiza o “Projeto da Horta Comunitária - Cantinho das Hortaliças".
O objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como acompanhamento de famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
As reuniões do grupo acontecem todas as segundas e contam com a participação de 15 famílias, que são atendidas pela facilitadora de horta e acompanhadas pela Assistente Social.
Durante a semana, há uma escala de trabalho dividida entre os integrantes do grupo para a manutenção do espaço que, atualmente está sendo destinado também ao plantio de chás, além das hortaliças.
Paralelamente as atividades, ao longo do mês de junho e julho, foram realizadas algumas oficinas de culinária na Cozinha Comunitária do CRAS, ministradas pela extensionista da EMATER Elisabete Vargas. O objetivo foi preparar alimentos, cujas matérias primas são produzidas na Horta Comunitária. Foram feitos suflê de chuchu, bolo salgado de salsa, torta doce com pão de ló de batata doce, entre outros.
Houve confraternização para comemorar o “Dia do Amigo”, pois aqui cultivamos sentimentos de solidariedade mútua, fortalecimento pessoal, familiar e comunitário.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Parabéns a tod@s!


Comemoração dos aniversários do 1º Semestre das crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Reunião com presidentes dos grupos do SCFV para Idosos

Ocorreu na manhã de hoje (18/07/18), no CRAS, reunião com presidentes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos.
Na ocasião, foi debatido sobre as atividades que serão realizadas no 2º semestre do ano envolvendo os idosos. Entre estas atividades, cita-se: Projeto Conversando com a 3ª Idade sob orientação do psicólogo, Ciclo de palestras sobre Direito do Idoso e sobre Saúde do Idoso, 2ª Olimpíada da 3ª Idade, Festa em comemoração ao Dia do Idoso, entre outras.



Cantinho das Hortaliças - Horta do CRAS

O CRAS Nascer do Sol, com apoio e parceria da EMATER de Sobradinho, realiza o “Projeto da Horta Comunitária - Cantinho das Hortaliças"
O objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como acompanhamento de famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Dentre as atividades realizadas, citam-se:
- orientações com facilitadora da horta Amanda e com EMATER;
- orientações e rodas de conversa com a Assistente Social Pâmela;
- atividades práticas na horta.

Os encontros de orientação e prática ocorrem todas as segundas, no turno da manhã. Também é realizado um cronograma de atividades semanais, sendo estas divididas entre os participantes do projeto.


Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF/Grupo Emancipar consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de vínculos e promover acesso à direitos.
Constituem usuários do PAIF as famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade e risco social.
O Serviço oferta as seguintes atividades:
- Rodas de conversa em grupo, atendimentos particularizados e visitas domiciliares com assistente social;
- Busca ativa;
- Oficinas de geração de renda com facilitadora de artesanato;
- Encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Os grupos acontecem tanto no CRAS quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário.


Atividades com crianças do SCFV - Sementinha

Atividades lúdicas com as crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos até 6 anos - "Sementinha".
O Serviço atende em média 30 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos de idade, no turno inverso ao da Escola.
São ofertadas atividades lúdicas, através de brincadeiras, jogos dirigidos e atividades de convivência, lembrando que o objetivo do Serviço é o fortalecimento familiar e comunitário, com a atenção na família e no desenvolvimento socioafetivo.



terça-feira, 17 de julho de 2018

Atividades ofertadas nas Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes do CRAS

 OFICINA PEDAGÓGICA (facilitadora Alene) - atividades sobre reaproveitamento de alimentos, separação do lixo e também reconhecimento de qualidades e potencialidades (com participação da Psicóloga Graziela) 

OFICINA DE ARTES (facilitadora Dulci) - construção de porta caneta com sucatas



 OFICINA DE HORTA (facilitadora Amanda) - colheita de alface e temperos, construção de vasos com garrafas pet e caixas de leite para plantio de mudas



OFICINA DE ESPORTE E ARTES MARCIAIS (facilitadores Lucas e Clóvis)

terça-feira, 26 de junho de 2018

Grupo Teia da Amizade

Comemoração dos aniversários do 1º (primeiro) semestre no Grupo de Idosos Teia da Amizade #parabéns #bolo #música #dança #presente #alegria #confraternização #festejaravida
O grupo tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.
Os encontros do grupo acontecem no CRAS, em terças-feiras (de forma quinzenal), onde são atendidos por assistente social, psicólogo e facilitadora de esporte/lazer, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos.

Coral do CRAS

O Coral do CRAS “Nascer do Sol” de Sobradinho foi formado em março de 2013 com participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos, tendo como objetivos desenvolver fatores essenciais da sensibilidade musical, baseado nos ritmos, sons e palavra. É uma atividade cuja característica principal é a união na fusão das vozes, na harmonização dos sons e dos ritmos, sentimentos e interesses.

Conta com aproximadamente 20 participantes, que se reúnem semanalmente para os ensaios, orientados pelo Professor/Facilitador Jeancarlo Leismann.

Na foto abaixo, podemos visualizar um dos ensaios e também apresentação do Coral na Quermesse da APAE.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Arraiá do SCFV para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes participaram do "Arraiá" do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com muitas brincadeiras, jogos, música e comidas típicas.

Implementação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

Na tarde de ontem (21/06/18), foi realizada reunião entre a rede municipal das áreas responsáveis pelas Políticas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e a Consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Sra. Maria Izabel da Silva.

O município de Sobradinho aderiu, em setembro de 2017, a uma proposta de apoio técnico (feita pela OIT) para a implementação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

A reunião, realizada na Câmara Municipal de Vereadores, teve como principais objetivos:
- apresentar as considerações/resultados de oficina realizada em novembro de 2017 com técnicos das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e
- apresentar e discutir proposta de plano de trabalho para a implementação das Ações Estratégicas do PETI no município.

Será realizada uma segunda reunião para validação do plano de trabalho, já agendada para dia 14 de setembro.

Estiveram presentes na reunião: Diretora da Winrock Luisa Siqueira, Secretária de Assistência Social Saionara Soder, representantes da EMATER, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho Municipal de Educação (CME), profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura e Projeto Social Arte e Cidadania.


terça-feira, 19 de junho de 2018

SCFV para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS participando das oficinas de esporte, artes e também oficina pedagógica.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

CRAS na luta contra o Trabalho Infantil

Na primeira quinzena do mês de junho, a equipe do CRAS Nascer do Sol realizou diversas atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado anualmente na data de 12 de junho. As atividades tiveram como público - alvo as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Na Oficina Pedagógica sob orientação da facilitadora Alene Gonçalves, houve pesquisa , debate e produções artísticas sobre o tema.

Na manhã do dia 13 de junho, as crianças e adolescentes foram convidados a participar de uma mini gincana, que teve como principal objetivo sensibilizá-los sobre as diferenças entre “trabalho” e “tarefa”. A atividade foi orientada pela Psicóloga Graziela Lucas e pela facilitadora Alene.

Já na tarde do dia 13 de junho, o CRAS se juntou as Escolas Municipais Geralcino Dornelles, São Valentim e Adolpho Sebastiany para participar de uma caminhada referente ao dia 12 de junho e após a caminhada, houve uma gincana de integração.

"CARTÃO VERMELHO AO TRABALHO INFANTIL"

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV para crianças e adolescentes

No CRAS Nascer do Sol, crianças e adolescentes participam de diversas oficinas oferecidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

 Oficina pedagógica (facilitadora Alene Gonçalves) e Oficina de autoestima (facilitadora Dulci de Almeida)


 Oficina de Artes Marciais (facilitador Clóvis de Oliveira)


                                             Oficina de horta (facilitadora Amanda Bublitz)

SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA - PAIF

O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de vínculos e promover acesso à direitos. Constituem usuários do PAIF as famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade e risco social.

O Serviço oferta as seguintes atividades:
- Rodas de conversa em grupo, atendimentos particularizados e visitas domiciliares com assistente social;
- Busca ativa;
- Oficinas de geração de renda com facilitadora de artesanato;
- Encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Os grupos acontecem tanto no CRAS quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário.

Conversando com a Terceira Idade

Dentre as diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o psicólogo do CRAS, Rodogério Bonorino, realiza o Projeto “Conversando com a Terceira Idade”, cujo principal objetivo é possibilitar espaço de discussão e reflexão acerca de temas relativos aos idosos, através de rodas de conversa. Os encontros acontecem mensalmente nos grupos dos bairros Medianeira e União e também nas localidades do interior de Linha Quinca, Linha Carijinho e Linha Herval.
No mês de maio, o tema da roda de conversa foi a importância da atualização de informações no Cadastro Único. A responsável pelo Cadastro no município, Eduarda Maia, visitou os grupos de idosos para realização de inclusões e atualizações cadastrais.

Grupo de idosos TEIA DA AMIZADE

O grupo tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.

Os encontros do grupo acontecem no CRAS, em terças-feiras (de forma quinzenal), onde são atendidos por assistente social, psicólogo e facilitadora de esporte/lazer, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos. 

Nas fotos, podemos visualizar atividades realizadas em alguns encontros do grupo: roda de conversa e orientações com assistente social e psicólogo, atividades de recreação e lazer com facilitadora de esporte/lazer, música e cantoria com o colega Zeki Fiuza, que gentilmente aceitou nosso convite para alegrar um pouco mais o nosso encontro.

Horta Comunitária do CRAS

O CRAS Nascer do Sol, com apoio e parceria da EMATER de Sobradinho, realiza o “Projeto da Horta Comunitária - Cantinho das Hortaliças"

O objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como acompanhamento de famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Dentre as atividades realizadas, citam-se:
- orientações com facilitadora da horta Amanda e com EMATER;
- orientações e rodas de conversa com a Assistente Social Pâmela;
- atividades práticas na horta.

Os encontros de orientação e prática ocorrem todas as segundas, no turno da manhã. Também é realizado um cronograma de atividades semanais, sendo estas divididas entre os participantes do projeto.

Nas fotos, podemos observar as diversas atividades realizadas pelo grupo: rodas de conversa com Assistente Social, preparação de canteiros, produção e plantio de mudas de hortaliças, plantio de mudas de flores e preparação da área destinada ao relógio do corpo humano (chás).

Situação de calamidade pública nos serviços municipais


O prefeito de Sobradinho Luiz Affonso Trevisan assinou nesta segunda-feira (28-05-18) decreto que determina situação de calamidade pública nos serviços municipais, em razão do desabastecimento e/ou escassez de combustíveis no município, visando economizar recursos para a área considerada essencial, a saúde.

A greve nacional dos caminhoneiros contra o aumento dos preços dos combustíveis vem afetando de igual os serviços públicos oferecidos pelo Executivo Municipal. 

Dessa forma, a partir desta terça-feira (29-05-18) ficam suspensas as aulas na rede municipal e o transporte escolar ofertado pelo município, bem como as obras que necessitem do apoio de máquinas do erário municipal, exceto as de caráter emergencial. Não serão paralisados os serviços da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente os de urgência e emergência. Fica priorizado o abastecimento para transportes essenciais, tais como ambulâncias, serviços de oncologia, hemodiálise e recolhimento de resíduos sólidos urbanos, que continuarão ocorrendo de forma regular. Na sexta-feira (01-06-18) não haverá expediente nos diversos setores da Prefeitura.

A Defesa Civil já entrou em contato com REDEC III do Governo do Estado relatando a situação em que se encontra o município.
 

Conforme o prefeito Luiz Affonso Trevisan o decreto fica vigente até que a situação do desabastecimento seja revertida. Segundo ele, tais medidas foram adotadas considerando a orientação da Federação de Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Sobradinho

Informações - CADASTRO ÚNICO





A inscrição da família no Cadastro Único não garante a entrada automática no Programa Bolsa Família. 

O critério para receber o Bolsa Família é a RENDA FAMILIAR. Com as informações fornecidas pela família, o MDS faz cruzamentos de dados para verificar se ela se enquadra no perfil do programa.

Mas vale lembrar que, ao se inscreverem no Cadastro Único, as famílias podem ter acesso a outros programas sociais, tais como: tarifa social de energia elétrica, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, benefícios eventuais no CRAS, entre outros.

SCFV para crianças e adolescentes - Oficina Pedagógica

Em alusão ao Dia Internacional da Família – 15 de maio, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, realizaram atividades sobre o tema na Oficina Pedagógica. 

A facilitadora Alene debateu com as crianças e adolescentes sobre as diversas configurações familiares atuais, sendo realizadas produções artísticas sobre o tema.

“Existem no mundo diferentes famílias. Família grande, família pequena… Família com pai, mãe e filhos, família com casal e um cachorro, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família com dois pais ou duas mães, família em que os avós são os pais, família de sangue e família de coração.
A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida”.
 
Nas fotos, podemos ver também outros temas que foram trabalhados durante o mês pela facilitadora, tais como: a evolução da música e da imagem, produções artísticas com uso de carvão vegetal, projeto formas e cores

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Projeto "Conversando com a Terceira Idade"

Dentre as diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, técnicos do CRAS realizam o Projeto “Conversando com a Terceira Idade”, cujo principal objetivo é possibilitar espaço de discussão e reflexão acerca de temas relativos aos idosos, através de rodas de conversa. 

Os encontros acontecem mensalmente nos grupos dos bairros Medianeira e União e também nas localidades do interior de Linha Quinca, Linha Carijinho e Linha Herval.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes

No CRAS Nascer do Sol, crianças e adolescentes participam de diversas oficinas oferecidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

- Oficina de Artes - facilitadora Solange Baierle
- Oficina de Autoestima - facilitadora Dulci de Almeida
- Oficina de Horta - facilitadora Amanda Bublitz
- Oficina Pedagógica - facilitadora Alene Gonçalves
- Oficina de Artes Marciais - facilitador Clóvis de Oliveira


 Oficina de Artes


Oficina de Artes Marciais 


 Oficina de Autoestima


Oficina de Horta


 Oficina Pedagógica

Grupo de Idosos TEIA DA AMIZADE

Foi realizado mais um encontro para os idosos que participam do Grupo Teia da Amizade.

Na ocasião, houve roda de conversa sobre o Estatuto do Idoso (com Assistente Social Pâmela Endler e Psicólogo Rodogério Bonorino) e também atividades de recreação e lazer (com a Orientadora Social e facilitadora Márcia Dalmolin). 

O grupo tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.

Os encontros do grupo acontecem nas terças-feiras (de forma quinzenal) onde são atendidos, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos.

Encontrão do SCFV para Idosos

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho e CRAS Nascer do Sol promoveram dia 20/04/17, às 13h30min, na Linha Carijinho, o tradicional Encontrão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), reunindo os 11 grupos de idosos do município.

Houve acolhida e recepção, missa, apresentação do Coral do CRAS, apresentação de teatro realizada pelos idosos do Grupo Calêndula - Linha Quinca e danças.

O evento teve o objetivo de reunir todos os grupos do município para estimular a convivência e o fortalecimento de vínculos.


terça-feira, 17 de abril de 2018

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes


No Cras Nascer Do Sol Sobradinho, crianças e adolescentes participam de oficinas oferecidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

- Oficina de Artes - facilitadora Solange Baierle;
- Oficina de Autoestima - facilitadora Dulci de Almeida
- Oficina de Horta - facilitadora Amanda Bublitz
- Oficina Pedagógica - facilitadora Alene Gonçalves
- Oficina de Artes Marciais - facilitador Clóvis de Oliveira
- Orientadora Social: Sinara Schultz

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF


O serviço consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de vínculos e promover acesso à direitos.

O Serviço oferta as seguintes atividades:
- Atividades em grupo com rodas de conversa com assistente social e psicólogo;
- Oficinas de geração de renda;
- Busca ativa e visitas domiciliares;
- Atendimentos particularizados;
- Encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Os grupos acontecem tanto no CRAS (segundas, terças e quartas de forma semanal) quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário (de forma quinzenal).

Teia da Amizade


Foi realizado mais um encontro para os idosos que participam do Grupo Teia da Amizade. 

Foram realizadas atividades para estimulação da memória e também preparação para a 2ª Olimpíadas dos Idosos, que ocorrerá em setembro.

O grupo tem a finalidade de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, informá-los sobre seus direitos socioassistenciais, ampliar o processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário, assim como também acompanhar os idosos, promovendo a integração em serviços da rede de proteção social do município com vistas à prevenção do isolamento social.

Os encontros do grupo acontecem nas terças-feiras (de forma quinzenal) onde são atendidos, em média, 20 integrantes com idades entre 60 a 85 anos.

Horta Comunitária "Cantinho das hortaliças"


Reuniões do CMAS


PARTICIPE DAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS DE SOBRADINHO 

DIAS: SEMPRE NA ÚLTIMA QUARTA DE CADA MÊS
HORÁRIO: 10h 30min
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DA PREFEITURA

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é um órgão de controle social da Política de Assistência Social do município. É composta por representantes do poder público e da sociedade civil.

O objetivo do CMAS é avaliar e deliberar sobre a política de assistência social, através de debates, estabelecimento de normas e fiscalização da prestação dos serviços sociais no Município, com base nos princípios e diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei Federal nº 8742 de dezembro de 1993.

VENHA PARTICIPAR!!!

Mais informações: 51 3742 2839

terça-feira, 3 de abril de 2018

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes


Crianças e adolescentes participam das diversas oficinas oferecidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no CRAS Nascer do Sol.
 
- Oficina de Artes;
- Oficina de Esporte;
- Oficina de Horta;
- Oficina Pedagógica;
- Oficina de Artes Marciais.

 🔝🔝🔝

sexta-feira, 23 de março de 2018

Horta comunitária "Cantinho das hortaliças"

O CRAS Nascer do Sol, com apoio e parceria da EMATER de Sobradinho, vem realizando o “Projeto da Horta Comunitária - Cantinho das Hortaliças"

O objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como acompanhamento de famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Dentre as atividades realizadas, citam-se:
- orientações com facilitadora da horta e EMATER;
- orientações e rodas de conversa com assistente social e psicólogo;
- atividades práticas na horta;
- atividades práticas na cozinha comunitária do CRAS.

Os encontros de orientação e prática ocorrem todas as segundas, no turno da manhã. Também é realizado um cronograma de atividades semanais, sendo estas divididas entre os participantes do projeto.

Como forma de viabilizar a manutenção e continuidade de algumas atividades, participantes do projeto buscaram parceiros e colaboradores para contribuir com doações para a horta. São eles:

• Fruteira Só da Roça – doação de restos de verduras e frutas para a realização de compostagem;
• Floricultura Galeria das Flores – doação de mudas;
• Lago Mudas – doação de hortaliças;
• Floricultura Plantae – doação de mudas de flores;
• Floricultura Art’Lani - doação de mudas de flores;
• Floricultura Primavera - doação de mudas de flores;
• AFUBRA - doação de ferramentas;
• Zuchetto Material de Construção – doação de lonas para confecção dos reservatórios para as mudas


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS carinhosamente agradecem a colaboração dos parceiros acima citados.


PAIF - Emancipar e Acolher

No mês de março/2018 foram retomados os encontros com os grupos de famílias participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF - Emancipar).

O Serviço consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer a sua função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso à direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo e protetivo. 

Dentre as atividades de acompanhamento, são ofertados atendimentos particularizados, visitas domiciliares e grupos. Os grupos acontecem tanto no CRAS (de forma semanal) quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Campestre, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário (de forma quinzenal).

Nos grupos são ofertadas atividades psicossociais (rodas de conversa orientados por assistente social e psicólogos) e atividades de artesanato com o intuito de geração de trabalho e renda.

O público atendido é de pessoas inscritas no Cadastro Único, do Programa Bolsa Família, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada - BPC e famílias em situação de vulnerabilidade social.